PROBLEMA: Pelo que Tiago diz, a lei de Deus traz liberdade para a vida do cristão, já que ela é descrita como sendo a "lei da liberdade". Isso parece estar em conflito direto com o ensino do apóstolo Paulo de que a lei de Moisés "gera para escravidão" (Gl 4:24).
SOLUÇÃO: Tiago e Paulo estão falando de duas leis diferentes. Paulo está falando da lei de Moisés do AT, a que "se refere ao monte Sinai" (Gl 4:24), enquanto Tiago está falando da "lei da liberdade" do NT, a que Paulo se refere como "a lei de Cristo" (Gl 6:2), que nos libertou da lei da escravidão. Como Paulo se expressou, "o que fora impossível à lei [de Moisés], no que estava enferma pela carne", todavia "a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte" (Rm 8:2-3). A lei de Moisés foi escrita em pedra, mas a lei de Cristo é inscrita pelo Espírito em nossos corações (Jr 31:31; 2 Co 3:3-7). As duas leis podem ser resumidas como segue:
A LEI DE MOISÉS | A LEI DE CRISTO |
Traz escravidão Fraca, na carne Escrita em pedra | Traz liberdade Poderosa, no Espírito Escrita no coração |
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.