O que significa Abba?


"Abba Pai" são na realidade duas palavras iguais expressas em diferentes línguas. Elas aparecem três vezes no Novo Testamento e têm o mesmo significado. "Abba" significa "Pai" em hebraico. Portanto, no Novo Testamento original está "Abba", em hebraico, seguido do seu equivalente em grego, que foi traduzido para o português sem que a palavra hebraica o tivesse sido. Se ambas as palavras tivessem sido traduzidas, nosso Novo Testamento traria "Pai, Pai". "Abba" era a pronúncia usada no hebraico falado no tempo do Novo Testamento. No Antigo Testamento era "Ab" e não se restringia ao uso de Pai em relação a filhos. Eliseu usou a mesma palavra, no original, com respeito a Elias; os servos a aplicavam a seus senhores, etc. (2 Reis 2.12; 5.13; 6.21, etc.). Jeová perguntou em Jó 28.38:

"A chuva porventura tem pai?"

No Novo Testamento esta palavra parece ser usada num sentido mais restrito de parentesco (Rm 8.15, Gl 4.6 e Mc 14.36).

Alguns sugerem que as duas palavras, em língua hebraica e em grego, tenham sido colocadas juntas para que tanto aqueles que eram judeus de origem, como aqueles que tinham sido gentios, pudessem igualmente dizer "Pai", cada um na sua própria língua. Deus Se revelou no Antigo Testamento como Jeová, Deus Altíssimo, etc., mas reservou os tempos do Novo Testamento para Se fazer conhecido aos crentes em Seu parentesco de Pai, cf. João 20.17. 

(Informações tiradas de Concise Bible Dictionary).

Mario Persona

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog