Por que no subtítulo deste Salmo consta o nome de Abimeleque, quando deveria constar Aquis? Salmo 34

PROBLEMA: O subtítulo do Salmo 34 é: "Salmo de Davi, quando se fingiu amalucado na presença de Abimeleque, e, por este expulso, ele se foi". Entretanto, o ato de maluquice de Davi, registrado em 1 Samuel 21:13, foi diante de Aquis, e não de Abimeleque. Não se trata então de um erro?

SOLUÇÃO: Temos de lembrar que os títulos e subtítulos não faziam parte do texto original, inspirado, dos salmos. Portanto, é possível que quem tenha acrescentado esses títulos tenha cometido um erro neste caso.

Mas há também quem tenha proposto que talvez Abimeleque seja outro nome da mesma pessoa, Aquis. Não era incomum nos tempos antigos uma pessoa ter dois nomes. Gideão se chamava tam­bém Jerubaal (Jz 6:32; 7:1), e Salomão tinha também o nome Jedidias (2 Sm 12:25). E possível que Abimeleque tenha sido um segundo nome numa certa dinastia dos filisteus.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

1 comentários:

Anônimo disse...

Entendo que Abimeleque se refira mesmo ao sacerdote e não a outro nome para Aquis o rei de gate.
Veja no título do Salmo 52 onde o nome Abimeleque se refere mesmo ao Sacerdote, ou seja quem escreveu errou mesmo.

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog