Como uma criança inocente pode ser ímpia desde o ventre materno? Salmo 58:3

PROBLEMA: A Bíblia sempre fala da inocência e da isenção de culpa das criancinhas (cf. Dt 1:39), que não sabem "desprezar o mal e escolher o bem" (Is 7:15), e que fazem parte do reino de Deus (Mt 18:3-4; cf. Rm 9:11). Contudo, neste verso, Davi declara: "Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras". Mas se uma criancinha é moralmente isenta de culpa, então como proferirá mentiras?

SOLUÇÃO: É claro que a referência não pode ser a pecados efetivos, mas somente a pecados potenciais, já que a criancinha ainda não desenvolveu sua consciência moral nem sua responsabilidade. As Escrituras falam claramente: "não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal" (Rm 9:11). O sentido implícito quando se diz que uma pessoa nasce "em iniqüidade" (Sl 51:5) refere-se à sua inclinação ao pecado, não a uma ação pecaminosa que tenha praticado.

Todos os seres humanos são "por natureza filhos da ira" (Ef 2:3), porque todos nascem com a tendência para o pecado, mas não nascem em pecado na realidade. A condenação que recai sobre cada um que vem à raça adâmica é uma culpa judicial, não uma culpa pessoal. Todos estão condenados diante de Deus porque "todos pecaram" em Adão, nosso representante (Rm 5:12). Essa situação pode ser resumida como se segue:


NÃO NASCEMOS EM PECADO
NASCEMOS EM PECADO
Efetivamente
Potencialmente
Por ação
Por inclinação
Na realidade
Por tendência
Pessoalmente
Judicialmente



MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog