O jovem deve andar segundo o seu caminho ou segundo o caminho de Deus? Eclesiastes 11:9

PROBLEMA: Neste texto, Salomão diz para o jovem: "...anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos". Mas isso está em desacordo com outros textos das Escrituras que insistem que não se deve andar segundo os desejos do coração, nem segundo os desejos dos olhos (cf. Nm 15:39).

SOLUÇÃO: Vários são os modos pelos quais podemos entender esta passagem de Eclesiastes, sem conflitar com outros textos das Escrituras. Primeiro, alguns sugerem que neste texto temos um exemplo de ironia, significando, portanto, que o jovem não deveria ir segundo o seu caminho, mas segundo o caminho de Deus. Como a ironia é um recurso literário humano perfeitamente legítimo, que o Espírito Santo pode usar (veja a Introdução), isto é possível.

Segundo, mesmo tomando-se o texto de modo literal, o conselho não é desprovido de qualificação, uma vez que Salomão acrescenta rapidamente: "sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade" (Ec 11:9-10, SBTB). Nesse sentido, o conselho de Salomão é: divirta-se, faça o que o seu coração desejar, mas ao mesmo tempo tenha em mente que você terá de prestar contas a Deus, "que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento"(1 Tm 6:17).


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog