SOLUÇÃO: Salomão não está recomendando o hedonismo, que se caracteriza pela busca do prazer à parte de Deus. Há uma grande diferença entre o que diz o hedonista - "Coma, beba, alegre-se, porque amanhã todos morreremos" - e a exortação de Salomão de usufruirmos da vida - porque ela "vem da mão de Deus" (Ec 2:24). O prazer que Salomão recomendou é o que "Deus lhe dá debaixo do sol" (Ec 8:15), e que é "dom de Deus" (Ec 3:13).
Deus não é um desmancha-prazeres cósmico ou um avarento celestial. Ele "tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento" (1 Tm 6:17), e há na sua "destra, delícias perpetuamente" (Sl 16:11). Entretanto, Salomão nos adverte: "Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas" (Ec 11:9). Deus quer que gozemos esta vida, mas que a vivamos à luz da próxima vida.
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.