Como pode Salomão ter sido o autor de Provérbios, se os homens de Ezequias os transcreveram? Provérbios 25:1

PROBLEMA: O livro de Provérbios reivindica a sua autoria como sendo de Salomão (1:1; 10:1). Judeus conservadores e eruditos cristãos há muito tempo têm atribuído este livro ao rei Salomão. Entretanto, Provérbios 25:1 fala que os homens do rei Ezequias "transcreveram" esses provérbios, muito tempo depois da morte de Salomão. Além disso, os dois últimos capítulos indicam terem sido escritos por Agur (30:1) e pelo rei Lemuel (31:1), e não por Salomão.

SOLUÇÃO: Como Salomão escreveu cerca de 3.000 provérbios (1 Rs 4:32) - muito mais do que se encontra neste livro - é possível que o livro de Provérbios não tenha sido constituído com base nos muitos provérbios de Salomão senão após a sua morte. Sendo assim, então Deus foi quem dirigiu seus servos, que o compilaram de forma a selecionar os que o Senhor queria que constassem em sua Palavra, a qual tem a sua autoridade.

Também é possível que o próprio Salomão tenha escrito o livro de Provérbios, e que a referência à transcrição feita pelos homens de Ezequias tenha sido acrescida posteriormente, quando eles transcreveram o original de Salomão para outro manuscrito. Os dois últimos capítulos podem ter sido incluídos pelo próprio Salomão, ou acrescidos posteriormente, já que eram também sabedoria inspirada, tais como as de Salomão, embora tenham sido escritos por outros homens de Deus, a saber, por Agur (30:1) e por Lemuel (31:1).


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog