Se este livro é inspirado, por que ele não é citado no NT? Eclesiastes 1:1

PROBLEMA: Os escritores do NT citam a grande maioria dos livros do AT, do Gênesis a Malaquias. Há literalmente centenas de citações de todas as partes mais importantes do AT. Contudo, o livro de Eclesiastes não é citado nem uma única vez. Se ele é um livro inspirado, por que não foi citado pelo menos uma vez?

SOLUÇÃO: Alguns dos livros do AT não são diretamente citados no NT, incluindo-se entre eles Rute, 1 e 2 Crônicas, Ester, Cântico dos Cânticos, e Eclesiastes. Entretanto, todos esses livros foram considerados inspirados tanto pelo judaísmo como pelo cristianismo. Vários pontos devem ser considerados.

Primeiro, ser citado no NT não foi um quesito para se aceitar a inspiração de um livro do AT. A questão era de ser o livro escrito por alguém que, falando em nome de Deus, tivesse sido abonado por Deus e aceito pelo povo de Deus. O livro de Eclesiastes passa por esse teste.

Segundo, embora não haja um texto de Eclesiastes que tenha sido citado como tal no NT, muitas de suas verdades o são. Por exemplo:


O que semeamos, colhemos
Ec 11:1, cf. Gl 6:7
Afastar-se das paixões da mocidade
Ec 11:10; cf. 2 Tm 2:22
A morte é determinada por Deus
Ec 3:2; cf. Hb 9:27
O amor ao dinheiro é um mal
Ec 5:10; cf. 1 Tm 6:10
Não ser prolixo na oração
Ec 5:2; cf. Mt 6:7

Terceiro, os escritores do NT não tiveram oportunidade para fazer citações de cada livro do AT. Poucos cristãos têm citado recentemente alguma coisa de 1 Reis, contudo o NT o fez (Rm 11:4). Com efeito, poucos crentes chegam a citar 2 ou 3 João, não obstante estas cartas fazem parte da inspirada Palavra de Deus. Se é citado, ou com que freqüência é citado, não é este o critério para se determinar se um certo livro é inspirado ou não.


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog