Quem é referido como a "sabedoria" nestes versos? Provérbios 8:22-31

PROBLEMA: Muitos comentaristas declararam que a pessoa identificada como sabedoria em Provérbios 8:22-31 é Jesus, porque 1 Coríntios 1:30 afirma que Jesus é a sabedoria de Deus. Entretanto, embora algumas versões traduzam Provérbios 8:22 como "o Senhor me possuía" (como o faz a ARA), no hebraico a palavra qanah é normalmente traduzida pelo verbo "criar"*. Ora, se este versículo é uma referência a Jesus, por que então ele afirma que o Senhor criou a sabedoria? E se a "sabedoria" em Provérbios não é uma referência a Jesus, então a quem ela se refere?

SOLUÇÃO: Esta passagem não é uma referência direta a nenhuma pessoa. A expressão poética freqüentemente toma a forma de uma idéia abstrata e a ela se refere como se falasse de uma pessoa. Isso é chamado de personificação. A sabedoria aqui referida não é uma referência a Jesus. Antes, é a personificação da virtude ou do caráter da sabedoria com o propósito de causar ênfase e impacto. Entretanto, como Jesus é a perfeita sabedoria de Deus, é o único que personificou e exemplificou com perfeição a sabedoria abordada em Provérbios - pois ele é "em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos" (Cl 2:3).

* Veja a tradução da R-IBB. (N. do T..)



MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

2 comentários:

Rubens Oliveira disse...

Sua explicação entra em conflito com o texto.A razão disso é que a “sabedoria” que está aqui retratada foi “criada” (ver lista de traduções da Biblia abaixo) ou “produzida” como o princípio dos caminhos de Jeová. As escrituras mostram que o próprio Jeová sempre existiu. (Salmo.90: 2, 1Tim.1: 17) Uma vez que Ele é eterno e sempre foi sábio, então Sua sabedoria sempre existiu, mas nunca foi criada ou produzida, não foi “trazida a existência como que com as dores de parto”. A sabedoria não existe a parte de uma personalidade capaz de possui-la e refleti-la. Consequentemente, esta “sabedoria” deve ser uma personificação de alguém exemplificando que este foi criado “como o início do caminho de Deus.”

Verdadeiramente Livre disse...

Amados esta claro , de quem Salomão se refere,primeiramente Salomão não poderia nem ser rei , pois não foi ungido por ninguém , pela lei seu irmão adonais que tinha o direito , pois ele mato seu irmão e usurpou o reino .feriu todas as leis de Israel , construiu um templo que o Nata reaprendeu Davi onde disse que viria um após sua morte de sua raiz ou seja nunca Salomão , Salomão edificou milhares de templos a desuses,caso com mulheres de outras províncias , contra a lei de Israel ,fez oferenda ao criador obs: nunca poderia pois esse trabalho era encubado só aos sacerdotes ,. Sambem não a relatos bíblicos que Salomão teve um sacerdote .Finalizando e concluindo:
Salomão foi mentiroso , adorador de deuses, assassino então ele so poderia estar falando do seu pai o raçatã o diabo . Pois Salomão feriu todas as leis de Israel .

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog