SOLUÇÃO: A maioria dos eruditos crê que inscrições como esta não fazem parte do texto inspirado, mas que foram inseridas posteriormente. Entretanto, há uma forte evidência de que foi Davi quem realmente escreveu este salmo, bem como os cerca de 70 outros que lhe são atribuídos. Considere o seguinte:
Primeiro, essas inscrições são muito antigas, e refletem a evidência documentária mais antiga a respeito dos autores destes salmos.
Segundo, Davi, sendo um verdadeiro poeta (cf. 2 Sm 1:17-27), certamente era capaz de escrever estes salmos.
Terceiro, há evidência de que Davi era possuidor da rica imaginação necessária para escrever poesia hebraica (cf. 2 Sm 1:19-27).
Quarto, Davi era também um bom músico (cf. 1 Sm 16:18-23), o que lhe facilitaria muito a composição destes salmos, que eram o hinário primitivo do judaísmo.
Quinto, Davi provavelmente compôs a música usada no templo de Salomão (1 Cr 6:31-32) onde estes salmos foram mais tarde cantados.
Sexto, a Bíblia declara que Davi tinha o Espírito de Deus (1 Sm 16:13), capacitando-o assim a escrever estes inspirados poemas.
Sétimo, Davi era profundamente espiritual, tanto em carácter como em seu coração (cf. 2 Sm 7), características óbvias do autor dos salmos a ele atribuídos.
Oitavo, o Salmo 18, por exemplo, está registrado também em 2 Samuel 22, onde é explicitamente atribuído ao rei Davi.
Nono, Davi declarou, no seu leito de morte, que Deus falou por meio da sua boca como "mavioso salmista" de Israel (2 Sm 23:1).
Finalmente, tanto o nosso Senhor como escritores do NT certificaram nominalmente que foi Davi quem escreveu determinados salmos cuja autoria lhe é atribuída por essas inscrições no AT. Por exemplo:
O Salmo 2 é citado em Atos 4:25-26 como sendo de Davi.
O Salmo 32 é citado em Romanos 4:7-8 como sendo de Davi.
O Salmo 95 é citado em Hebreus 4:7 como sendo de Davi.
O Salmo 110 é citado em Mateus 22:44 como sendo de Davi.
Em resumo, há um ensino antigo que permanece intacto até o dia de hoje, praticado pelo Senhor e pelos apóstolos, de que foi Davi realmente o autor dos salmos que lhe são atribuídos. Ninguém apresentou nenhuma evidência em contrário; o que há são meras especulações quanto à forma literária, que geralmente não abordam a questão em si, ou que se baseiam no falacioso argumento da ignorância.
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.