Há justos que mendigam o pão? Salmo 37:25

PROBLEMA: Davi declara: "...jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão" (Sl 37:25). Mas obviamente isso não é sempre verdade. Muitos dos milhares que passam fome no mundo hoje são cristãos. Até mesmo a Bíblia falou de "um certo mendigo, chamado Lázaro" que estava no céu (Lc 16:20). A afirmação de Davi parece ser claramente falsa.

SOLUÇÃO: Várias coisas devemos ter em conta com relação à afirmação de Davi. Antes de mais nada, a rigor esta não é uma declaração universal - é simplesmente o que Davi disse sobre sua própria experiência. Ele começa dizendo "fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi..." (v. 25),

Segundo, ele não diz que o justo nunca passa fome, mas simplesmente que ele, Davi, jamais viu o justo "mendigar o pão". Há uma diferença.

Terceiro, o contexto de sua afirmação era a economia judaica no AT, em que ninguém precisaria passar fome, uma vez que a lei permitia que o necessitado rebuscasse nos campos (cf. Lv 19:10; Dt 24:21). Com esse sistema, geralmente não havia necessidade de se "mendigar o pão" - ele podia ser respigado de graça nos campos.

Finalmente, como ocorre no livro de Provérbios, esta afirmação não é para ser tomada de forma universal, mas apenas como uma regra geral numa sociedade organizada de acordo com a lei de Deus, segundo a qual aqueles que vivem retamente em geral não terão necessidade de mendigar o pão.

 MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

5 comentários:

Anônimo disse...

eu sonhei com essa palara DEUS não deixa justo medingar o pão, o que deus quiz para min nessa palavra me manda a resposta e agradeço a deus por tudo e que seja uma palavra de benção.

Sou Feliz disse...

MUITO IMPORTANTE ESTE BLOG...
APENAS UMA PERGUNTA, QUAL DENOMINAÇÃO ,IGREJA VOCE CONGREGA?

Desafio Cristão [Hélio S.Júnior] disse...

Paz!

Assembléia de Deus

...mas não sou denominaciólatra.

Weider Santos disse...

Paz varão! Bênção o teu comentário. Só há um probleminha: comparação das duas passagens (Lucas 16 e Salmos 37) de forma literal, estaremos de frente a problemas de ordem doutrinária. Mas como forma de analogia ou alegoria a fins de pregação, até se faz necessário.
PARABÉNS!

akilacg disse...

Ae voce precisa saber se esses cristao sao fieis se sao realmente sinceros a Deus..ele e fiel com quem o busca ..Se Deus deixo que essas palavras entrassem na biblia foi porque esse analise pessoal de Davi serviria para nois!..Ele realmente não deixa os justos passarem fome..ele nunca falou que nois nao teremos afliçao neste mundo.e a quanto lucas 16 era so uma parabola

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog