Maria e os primos de Jesus



A Igreja Católica afirma que quando a Bíblia fala dos irmãos e irmãs de Jesus, estão se referindo a graus de parentesco próximos (primos, tios), porque o hebraico e o aramaico não diferenciam um do outro.

Isso serviria se fosse no AT. Mas, aqui trata-se do Novo Testamento, escrito em grego, o qual possui um termo definido para cada grau de parentesco. O grego usa adelfós para irmão, adelfê para irmã, anepsiós para primo e suggenis ou suggeneês para prima.

A Bíblia responde que Jesus tinha adelfós e adelfês (Mt 13.55-56, Jo 7.1-10). 

Conclusão: encontramos os diferentes graus de parentesco bem especificados no N.T. Em Cl 4.10 Marcos é chamado de primo de Barnabé; em Lc1.36 Isabel é referida como a prima de Maria e em Gl 1.19 Tiago é colocado como o irmão (carnal) do Senhor.

1 comentários:

Áureo Ferreira disse...

Quem dera que a simplicidade desse argumento respondesse de fato a questão dos irmãos de Jesus.

1º - ἀνεψιός significa precisamente primo e isso é atestado na LXX (versão grega do AT que remonta ao séc. III AC) especificamente em Números 36:11 e Tobias 7:2, há também a incidência desse substantivo em Josefo (12 vezes) e Philo de Alexandria (9 vezes) e em todas essas citações anepsios é traduzido por primo.

2 - ἀδελφός pode significar irmãos de sangue ou de criação (cf. Thayer's Greek-English Lexicon of the New Testament):

* "1. um irmão, nascidos dos mesmos pais ou só do mesmo pai ou mãe" *

A literatura grega na LXX, Josefo, Philo e outras obras está repleta de exemplos do uso do substantivo ἀνεψιός denotando irmão por parte de pai.

Até mesmo no NT temos casos em que 'adelphos' é usado para denotar irmão por parte de Pai como em Mat 14:3, Mar 6:17 e Luc 3:19. Por causa de uma fonte histórica(Guerra dos Judeus 1:562)sabemos que Herodes Antipas e Felipe o Tetrarca são irmãos por parte de Pai. Ou seja ἀδελφός é aplicado a esse tipo de parentesco sim!

Fica explicito no Novo Testamento a não incidência do termo "filhos de Maria", sempre o laço parental parte de Jesus (irmãos de Jesus). O que é um indício de que Maria não tinha laços sanguíneos com os irmãos de Jesus.

Quando queremos (em grego) dizer que alguém é nascido da mesma mãe usamos o adjetivo ὁμομήτριος (literalmente nascido da mesma mãe) que ocorre na LXX (Gen 43:16 e Gen 43:29) e em diversas partes da obra de Josefo.

O mais provável e natural é interpretar os irmãos de Jesus da mesma forma que é interpretamos o laço fraterno entre Herodes Antipas e Felipe o Tetrarca!

A fonte histórica que afirma que os irmãos de Jesus são filhos de José é o 'Proto Evangelho de Tiago' (escrito no século I), que diz que José era um homem velho e com filhos de um outro matrimônio.

Sem contar ainda que na cultura Judaica existe uma grande reverência para com o irmãos mais velho, o Primogênito, e se Jesus era o mais velho (segundo Protestantes) como explicar as seguintes proposições:

- os irmãos de Jesus (mais novos, segundo Protestantes) se reportando a Cristo no modo Imperativo (inaceitável dentro da cultura semítica);

- a fuga desses irmãos na crucificação de Jesus é completamente descabida dentro da cultura Judaica, onde os laços sanguíneos são muito fortes. Nesse caso não entra crença e sim respeito a cultura semítica familiar!

Fico por aqui.

Grande Abraço em Cristo, nosso Salvador!

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog