Deus estabeleceu no Antigo Testamento uma forma de sacrifício em que exigia que a pessoa lhe oferecesse sacrifícios de sangue. O pacto que fez com Israel foi um pacto de sangue.
"Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a todas estas coisas" (Êx. 24:8).
Por que Deus exigiu que fossem sacrifícios de sangue? Por que algo tão repugnante?
O uso de sangue num sacrifício pode ser repugnante ao ser humano, mas representa a natureza repugnante do pecado. Deus nunca tolerará o pecado. Os sacrifícios de sangue foram adotados para lembrar ao povo a repelência do pecado.
Sangue também simboliza vida. Quando um animal era sacrificado no altar, ele estava dando, simbolicamente, sua vida pelos pecados de quem o sacrificava.
O sacrifício de animais eram um prenuncio do sacrifício de Cristo na cruz. A Bíblia diz que ele derramou seu sangue para perdão de nossos pecados. O sangue de Cristo foi o preço pago. O autor de Hebreus afirmou:
"E não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção" (Heb.9:12).
Não há perdão sem derramamento de sangue, diz a Bíblia.
"... Sem derramamento de sangue não há remissão" (Heb. 9:22).
É o sangue de Cristo que lava continuamente o cristão do pecado.
"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado" (I João 1:7).
Assim, podemos concluir que Deus ordenou sacrifícios de sangue pelas seguintes razões:
1. O sangue lembrava a repugnância do pecado.
2. O sangue representava a vida do sacrifício.
3. O uso de sangue prenunciava o sacrifício que Jesus faria na cruz ao derramar o próprio sangue pelos pecados da humanidade.
103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus
DON STEWART
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.