Nova revelação — Muitos líderes de seitas afirmam ter um canal direto de comunicação com Deus. Os ensinamentos das seitas são freqüentemente mudados e, por isso, precisam de novas "revelações" para justificar tais mudanças. Os mórmons, por exemplo, certa vez excluíram os afro-americanos do sacerdócio. Quando a pressão social foi exercida sobre a igreja mórmon por essa espalhafatosa forma de racismo, o presidente dos mórmons recebeu uma nova "revelação", revertendo o decreto anterior. As Testemunhas de Jeová passaram pelo mesmo tipo de mudança em relação aos ensinos anteriores da Torre de Vigia, que diziam que a vacinação e o transplante de órgãos eram proibidos por Jeová.
A negação da autoridade única da Bíblia — Muitas seitas negam a autoridade única da Bíblia. Os mórmons, por exemplo, acreditam que o Livro de Mórmon é uma escritura superior à Bíblia. Jim Jones, fundador e líder de Jonestown, colocou-se a si mesmo em posição de autoridade acima da Bíblia. Os cientistas cristãos elevam o livro de Mary Baker Eddy, intitulado Science and health (Ciência e saúde), à condição de autoridade suprema. O reverendo Moon estabeleceu o seu livro The divine principie (O princípio divino) como autoridade sobre todos os seus seguidores. Os adeptos da Nova Era crêem em muitas formas modernas de revelações impositivas, tais como O Evangelho aquariano de Jesus, o Cristo.
Uma visão distorcida de Deus e de Jesus — Muitas seitas estabelecem uma visão distorcida de Deus e de Jesus. Os adeptos da Unidade Pentecostal "Somente Jesus", por exemplo, negam a Trindade e aderem a uma forma de modalismo, alegando que Jesus é Deus, e que "Pai", "Filho" e "Espírito Santo" são apenas nomes singulares de Jesus. As Testemunhas de Jeová negam tanto a Trindade como a absoluta divindade de Cristo, dizendo que Cristo é menor do que o Pai (que é o Deus Todo-Poderoso). Os mórmons dizem que Jesus foi procriado (por um pai e uma mãe celestiais) em determinada ocasião, sendo também o espírito-irmão de Lúcifer. Os mórmons falam também de uma "trindade", porém a redefinem em forma de triteísmo (ou seja, três deuses). Os bahais dizem que Jesus foi apenas um dos muitos profetas de Deus. O Jesus dos espiritualistas (ou espíritas) é apenas um médium avançado. O Jesus dos teosofistas é uma mera reencarnação do chamado "Mestre do Mundo" (do qual se diz que periodicamente reencarna no corpo de um discípulo humano). O Jesus do psíquico Edgar Cayce é um ser que em sua primeira encarnação foi Adão, e em sua trigésima reencarnação foi "o Cristo".
Em relação ao exposto acima, seitas também negam a ressurreição física de Jesus Cristo. As Testemunhas de Jeová, por exemplo, dizem que Jesus foi levantado dentre os mortos como uma criatura invisível, um espírito. Herbert W. Armstrong, fundador da Wordwide Church of God (Igreja Mundial de Deus), também negou a ressurreição física de Cristo em corpo humano. (Observe que há poucos anos a Igreja Mundial de Deus repudiou muitos dos ensinos de Armstrong e tem dado passos significativos em direção à ortodoxia.)
Negar a salvação pela graça —As seitas geralmente negam que a salvação é dada pela graça de Deus, distorcendo assim a pureza do Evangelho. Os mórmons, por exemplo, enfatizam a necessidade de tornarem-se mais e mais perfeitos nesta vida. As Testemunhas de Jeová dão ênfase à distribuição de literatura da Torre de Vigia de porta em porta como parte do trabalho para "alcançar" a sua salvação. Herbert W. Armstrong disse que a idéia de que as obras não são um requisito para que uma pessoa alcance a salvação possui raízes em Satanás.
A partir do breve exame acima, fica claro que todas as seitas negam uma ou mais das doutrinas básicas do cristianismo.
Resposta as Seitas -
Norman G. Geisler e Ron Rhodes -
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus
Norman G. Geisler e Ron Rhodes -
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.