Características doutrinárias de uma Seita

Existem várias características doutrinárias nas seitas. Tipicamente dão ênfase a novas revelações "recebidas de Deus", negam a autoridade única da Bíblia, negam a Trin­dade, possuem uma visão distorcida de Deus e de Jesus, ou ainda rejeitam a salvação pela graça.

Nova revelação — Muitos líderes de seitas afirmam ter um canal direto de comunicação com Deus. Os ensina­mentos das seitas são freqüentemente mudados e, por isso, precisam de novas "revelações" para justificar tais mudanças. Os mórmons, por exemplo, certa vez excluíram os afro-americanos do sacerdócio. Quando a pressão social foi exercida sobre a igreja mórmon por essa espalhafatosa for­ma de racismo, o presidente dos mórmons recebeu uma nova "revelação", revertendo o decreto anterior. As Teste­munhas de Jeová passaram pelo mesmo tipo de mudança em relação aos ensinos anteriores da Torre de Vigia, que diziam que a vacinação e o transplante de órgãos eram proi­bidos por Jeová.

A negação da autoridade única da Bíblia — Muitas seitas negam a autoridade única da Bíblia. Os mórmons, por exemplo, acreditam que o Livro de Mórmon é uma escritura superior à Bíblia. Jim Jones, fundador e líder de Jonestown, colocou-se a si mesmo em posição de autori­dade acima da Bíblia. Os cientistas cristãos elevam o livro de Mary Baker Eddy, intitulado Science and health (Ciência e saúde), à condição de autoridade suprema. O reverendo Moon estabeleceu o seu livro The divine principie (O prin­cípio divino) como autoridade sobre todos os seus segui­dores. Os adeptos da Nova Era crêem em muitas formas modernas de revelações impositivas, tais como O Evange­lho aquariano de Jesus, o Cristo.

Uma visão distorcida de Deus e de Jesus — Muitas seitas estabelecem uma visão distorcida de Deus e de Jesus. Os adeptos da Unidade Pentecostal "Somente Jesus", por exem­plo, negam a Trindade e aderem a uma forma de modalismo, alegando que Jesus é Deus, e que "Pai", "Filho" e "Espírito Santo" são apenas nomes singulares de Jesus. As Testemu­nhas de Jeová negam tanto a Trindade como a absoluta divindade de Cristo, dizendo que Cristo é menor do que o Pai (que é o Deus Todo-Poderoso). Os mórmons dizem que Jesus foi procriado (por um pai e uma mãe celestiais) em determinada ocasião, sendo também o espírito-irmão de Lúcifer. Os mórmons falam também de uma "trindade", porém a redefinem em forma de triteísmo (ou seja, três deuses). Os bahais dizem que Jesus foi apenas um dos mui­tos profetas de Deus. O Jesus dos espiritualistas (ou espíri­tas) é apenas um médium avançado. O Jesus dos teosofistas é uma mera reencarnação do chamado "Mestre do Mun­do" (do qual se diz que periodicamente reencarna no cor­po de um discípulo humano). O Jesus do psíquico Edgar Cayce é um ser que em sua primeira encarnação foi Adão, e em sua trigésima reencarnação foi "o Cristo".

Em relação ao exposto acima, seitas também negam a res­surreição física de Jesus Cristo. As Testemunhas de Jeová, por exemplo, dizem que Jesus foi levantado dentre os mortos como uma criatura invisível, um espírito. Herbert W. Armstrong, fun­dador da Wordwide Church of God (Igreja Mundial de Deus), também negou a ressurreição física de Cristo em corpo hu­mano. (Observe que há poucos anos a Igreja Mundial de Deus repudiou muitos dos ensinos de Armstrong e tem dado passos significativos em direção à ortodoxia.)

Negar a salvação pela graça —As seitas geralmente negam que a salvação é dada pela graça de Deus, distorcendo assim a pureza do Evangelho. Os mórmons, por exemplo, enfatizam a necessidade de tornarem-se mais e mais perfei­tos nesta vida. As Testemunhas de Jeová dão ênfase à distri­buição de literatura da Torre de Vigia de porta em porta como parte do trabalho para "alcançar" a sua salvação. Herbert W. Armstrong disse que a idéia de que as obras não são um requisito para que uma pessoa alcance a salvação possui raízes em Satanás.

A partir do breve exame acima, fica claro que todas as seitas negam uma ou mais das doutrinas básicas do cristianismo.

Resposta as Seitas - 
Norman G. Geisler e Ron Rhodes - 
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog