A Metodologia Empregada Pelas Seitas

As seitas são bem conhecidas pelo emprego de seus métodos questionáveis. Por exemplo, as seitas se concentram em decepções morais e processos agressivos de prose­litismo. Vamos analisar isso de forma resumida.

Decepção moral — Os seguidores da seita Moon são conhecidos por sua chamada decepção celestial. Duplicidade e mentiras são usadas para ganhar adeptos ao movimento. O fundador da seita mórmon, Joseph Smith, também se envolveu em táticas fraudulentas que, no devido tempo, o levaram aos tribunais, onde foi uma vez declarado culpado e multado. Líderes modernos da Meditação Transcendental também usaram de engano na tentativa de levar adiante sua causa.

Muito mais comum é o emprego de termos cristãos pelas seitas, porém infundidos com novos significados. Dessa maneira, cristãos destreinados são enganados e conduzi­dos a pensar que a seita é cristã. Por exemplo, seitas da Nova Era algumas vezes utilizam os termos "ressurreição" e "ascensão" quando na realidade querem expressar a "ascensão" da conscientização cristã no mundo. O tão familiar termo cristão "nascido de novo" é muito empregado pela Nova Era para dar suporte à doutrina da reencarnação. O termo "o Cristo" é utilizado pelos adeptos da Nova Era visando obter aprovação dos cristãos quando, para eles, o atual e verdadeiro significado desse termo expressa o ofício oculto desempenhado por vários gurus através da história.

Proselitismo agressivo — Existe, sem dúvida, uma boa percepção no tocante ao trabalho de proselitismo de cada religião. Ou seja, cada uma delas emprega esforços para trazer outras pessoas para a sua fé. O cristianismo, o judaísmo, o islamismo e até mesmo certas formas de hinduísmo e bu­dismo procuram converter pessoas às suas crenças.

As seitas, contudo, levam as atividades proselitistas ao extremo. Seu excessivo esforço proselitista constitui uma tentativa de obtenção da aprovação de Deus. Trabalham para a graça, ao invés de trabalhar a partir da graça, como a Bí­blia ensina (2 Co 5.14). Algumas vezes os seus esforços são empregados em favor da satisfação de seus próprios egos. Muitas vezes seu proselitismo ultrazeloso envolve evange­lismo impessoal ou pessoas escusas. Os membros da igreja de Cristo em Boston são conhecidos por seus esforços direcionados a tentativas ultrazelosas para conseguir a con­versão de pessoas nas diversas escolas de segundo grau es­palhadas pelos Estados Unidos. Tanto os mórmons como as Testemunhas de Jeová possuem extensos programas de pro­selitismo porta a porta, embora sejam usualmente menos ofensivos em sua abordagem.

É importante notar que enquanto quase todas as seitas são agressivamente evangelizadoras, nem todos os evangelizadores agressivos são de seitas. As organizações intituladas Campus Crusade for Christ (no Brasil Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo) e Jews for Jesus (Ju­deus para Jesus) são ministérios zelosos pelo evangelismo, mas não são seitas. Na verdade, se a igreja cristã fosse mais zelosa pelo verdadeiro evangelismo, o mundo teria menos proselitismo praticado por seitas.

Resposta as Seitas - 
Norman G. Geisler e Ron Rhodes - 
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus

1 comentários:

Gigio disse...

Um texto sobre um outro evangelho que vem crescendo nos dias do fim, texto de grande valia para a melhor compreensão e auxílio sobre o tema quanto a maior seita, para ler o texto favor clicar ou copiar o link à frente; http://giovannipinto.wordpress.com/2013/01/24/o-evangelho-segundo-satanas/

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog