Esse versículo ensina que todos serão salvos (universalismo)? Colossenses 1:20

PROBLEMA: O apóstolo Paulo escreveu aos colossenses: "porque aprouve a Deus que,... havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele [Cristo], reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus" (Cl 1:19-20). Se Paulo diz que todas as coisas são reconciliadas com Cristo, mediante a sua morte e ressurreição, isso parece implicar que todas as pessoas serão salvas. Mas outros textos das Escrituras declaram que muitos se perderão (por exemplo, Mt 7:13-14; 25:41; Ap 20:11-15).

SOLUÇÃO: Antes de tudo, Paulo não está falando acerca da salvação universal, mas apenas da soberania universal de Jesus Cristo. Em outras palavras, toda autoridade foi dada a Jesus Cristo no céu e na terra (Mt 28:18). Em virtude de sua morte e ressurreição, Cristo, como o Ultimo Adão, é Senhor sobre tudo o que foi perdido pelo Primeiro Adão (cf. 1 Co 15:45-49).

Note o contraste entre essas duas passagens cruciais de Paulo:


EFÉSIOS / COLOSSENSES
FILIPENSES
Todos que estão em Cristo

Todos que se dobrarão diante de Cristo

Todos
Todos
no céu
no céu

na terra
na terra

...
debaixo da terra

Todos os que são salvos
Todos os que lhe estão sujeitos



Quando Paulo fala dos que estão "em Cristo" (i.e., dos que são salvos), não inclui "os que estão debaixo da terra" (i.e., os perdidos). Entretanto, todas as pessoas, salvas e não salvas, um dia se dobrarão diante de Cristo e reconhecerão o seu senhorio universal. Mas em parte alguma das Escrituras há o ensino de que todas as pessoas serão salvas. A muitos Jesus dirá: "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25:41).

João disse que o diabo, a besta e o falso profeta, e todos aqueles cujos nomes não estão escritos no Livro da Vida serão lançados no lago de fogo para sempre (Ap 20:10-15). Lucas fala do grande e intransponível abismo existente entre o céu e o lugar, chamado inferno, em que os que rejeitaram a Deus vivem em tormentos (Lc 16:19-31). Paulo fala a respeito da punição dos ímpios como sendo "eterna destruição, banidos da face do Senhor" (2 Ts 1:7-9). Jesus declarou que Judas estava perdido, e chamou-o de "filho da perdição" (Jo 17:12). É evidente, por todas essas passagens, que nem todos serão salvos.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.

2 comentários:

Levy Carneiro Jr. disse...

Meu caro irmão:

todos serão salvos! Deus é bom, e muito mais do que imaginamos.

Os problemas vêm de não crermos na Sua Palavra!

Veja:

"Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2:10-11)

Muitos cristãos corretamente crêem neste versículo, que um dia isso vai acontecer de fato. Mas estes - incorretamente - pensam que Deus vai forçar todos a fazer esta confissão. Meu amado! Isto não é verdade! Só quem tem o Espírito Santo pode fazer esse reconhecimento. Confira:

"...e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo."
(1 Coríntios 12:3)

Está aí. Essa é a verdade.

Como falamos no início: os problemas vêm de não crermos na Sua Palavra.

"Quem acreditará na nossa pregação?".

Deus abençoe!

Levy

Desafio Cristão [Hélio S.Júnior] disse...

Olá irmão Levy,

Você não leu estudo, leu?

Irmão o que aparece em Filipenses não é uma confissão de Fé para Salvação mas uma confissão de reconhecimento... todos reconhecerão quem é Jesus Cristo...

Graça e Paz!

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"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

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