SOLUÇÃO: Não há contradição entre o que Paulo diz e as palavras do Senhor Jesus. Primeiro, Paulo diz que se um dos cônjuges é crente e o outro não, e na hipótese de o cônjuge descrente não querer apartar-se, o crente não deve insistir que se aparte (vv.12-13). Segundo, Paulo diz que se a esposa deixar o marido, ela deverá ficar sem um novo casamento (v. 11). Isso de igual forma valerá para um marido que deixar a esposa.
Paulo não diz que o cônjuge crente deve divorciar-se ou se casar de novo, se o cônjuge descrente apartar-se. Em lugar disso ele sugere que permaneça sem contrair novo casamento (v. 11), sem dúvida na esperança de uma reconciliação. O ideal de Deus para o casamento é a união de um homem com uma mulher até a morte (1 Co 7:2; cf. Rm 7:1 -2). Portanto, enquanto houver esperança de reabilitação do casamento, os dois são obrigados a tudo fazer para tal fim. Isso está de pleno acordo com o que Jesus disse sobre a permanência do casamento (em Mateus 5:33 e em 19:7-9).
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.