Adventista do Sétimo Dia

O Sabatismo não é como muita gente pensa, uma denominação igual às outras, com a única diferença de guardar o sábado. Nos seus ensinos ela mistura muitas verdades bíblicas com erros lamentáveis, no que se refere às doutrinas cristãs ou interpretações de profecias.

Resumo histórico.

No princípio do século XIX, falava-se pouco da segunda vinda de Cristo. Por esse tempo Guilherme Miller, pastor Batista, leigo, de Nova Iorque – USA, lendo o texto de Daniel 8.13-14, passou a ensinar que as 2.300 tardes e manhãs ali referidas eram de anos, somou 2.300 anos ao ano 457 a.C, data em que Esdras chegou a Jerusalém, vindo de Babilônia, e encontrou o ano de 1843, d.C., passou então a pregar que Cristo voltaria à terra naquele ano, daí o título “adventista”. Como Jesus não veio, Miller alegou que havia errado nos cálculos, visto que usara o calendário hebraico em vez do romano, recalculou e marcou nova data para 22.10.1844, sendo outra vez decepcionado, Miller acabou por admitir seu erro e, humildemente, faleceu em 1949, esperando a volta do Senhor Jesus.

Doutrinas e Refutação.

Jesus é o Arcanjo Miguel. E.G. White afirma em seu livro - Os Patriarcas; pág. 366, que Jesus é o Arcanjo Miguel.  (E.G. White, uma grande precursora do adventismo).

Refutação. A Bíblia apresenta muitas diferenças entre Jesus e Miguel: 

° Jesus é criador - João 1.3; Miguel é criatura - Cl 1.16 
° Jesus é Adorado por Miguel - Hb 1.6; Miguel não pode ser adorado - Ap. 22.8-9; 
° Jesus é o Senhor dos Senhores - Ap. 17.14;  Miguel é príncipe  - Dn 10.13.

A Natureza Pecaminosa de Jesus. O Adventismo declara que: Em sua humanidade, Cristo participou de nossa natureza pecaminosa. De sua parte humana, Cristo herdou exatamente o que herda todo o filho de Adão – uma natureza pecaminosa (Sl 51.5). (Estudos Bíblicos. CPB. P. 140/141).

Refutação. Jesus foi concebido pelo Espírito Santo no ventre de Maria (Lc 1.30 - 35), diferenciando-se de todos os homens que nasceram em pecado. O texto em questão declara que Jesus era Santo, inocente, imaculado e separado dos pecadores.

O Sono da Alma. Afirmam que, depois da morte, somos reduzidos ao silêncio. Que morte é morte mesmo, incluindo a própria alma. Ao morrer, o homem deixa realmente de existir.

Refutação. Isso é uma inverdade, pois declarou o Senhor Jesus: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos” (Mt.22:32). Hoje estarás comigo no Paraíso (Lc.23.43). Dessa forma, analisando as palavras de Jesus, é impossível admitir, com base nessa passagem, que o malfeitor arrependido está deitado em sono inconsciente. Ambos morreram naquele dia, Jesus desceu às partes mais baixas da terra (Ef. 4.8-10) e pregou aos espíritos em prisão (1 Pe. 3.18-20), enquanto o malfeitor arrependido foi ao Paraíso. O mesmo lugar para onde Jesus foi e levou cativo o cativeiro (Ef. 4.8).

O Sábado. “Santificar o Sábado ao Senhor importa em salvação eterna”. (Livro: Testemunhos Seletos, vol. III pág.22, EGW ed1956). Assim, quando os Adventistas teimam que a guarda do Sábado é indispensável para nossa salvação, não é porque estejam estribados na verdade Bíblica, mas sim nas alucinações da Sra. E.G. White. Essa cidadã declara que a guarda do Sábado constitui o selo entre Deus e o seu povo nos dias atuais.

Refutação. Vivemos sob o Novo Concerto (Hb 8.6-13). O sábado é um mandamento da Lei, dada ao povo israelita. Não há no Novo Testamento nenhuma determinação para se guardar o sábado, no entanto encontramos os outros nove mandamentos sendo ratificados no Novo Testamento, a guarda do sábado foi ordenada em memória da libertação de Israel do Egito (Dt 5.15), o sábado é uma ordenação formal, revestida de prática exterior, o descanso físico, Jesus nos deu apenas duas ordenanças formais: a ceia e o batismo.

Nossos pecados lançados sobre Satanás. Os adventistas ensinam que o bode emissário de Levíticos 16.22-26 simboliza Satanás. Todas as nossas iniqüidades serão carregadas pelo diabo. Segundo eles durante o milênio, Satanás, levará sobre si a culpa dos pecados que fez o povo de Deus cometer, e será confinado e esta terra desolada e sem habitantes.

Refutação. Parece fantástico que alguém, que se diz evangélico, aceite doutrina tão contrária ao evangelho. Será que não se dão conta das implicações de tal ensino? Isto faria o diabo nosso co-salvador com Cristo, a expiação de nossos pecados seria realizada em parte por Cristo e em parte por Satanás. O simbolismo real desta passagem mostra Cristo levando sobre si os nossos pecados. Veja Jo 1.29 / Is 53. 6 / Hb 10.18 / 2 Co 5. 21.

O paraíso - Asseguram os adventistas que o paraíso não existe presentemente, existirá no futuro, para isto, eles torcem as palavras de Cristo dirigidas ao ladrão arrependido da cruz, dizem que a tradução está incorreta, em vez de ser: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43), deveria ser: “Em verdade te digo hoje: estarás comigo no paraíso”. Desse modo os sabatistas tentam adaptar a Bíblia à sua doutrina.

Refutação. A Bíblia ensina que o paraíso existe, é uma instituição do presente, o apóstolo Paulo foi arrebatado até ele, o paraíso, foi elevado para o terceiro céu (II Co 12.2- 4), onde os santos, que dormem no Senhor e que assumirão os seus corpos ressuscitados no dia do arrebatamento da Igreja (Ef 4.8 / I Ts 4.13 -14).

Conclusão. O discutir com os adventistas não dá nenhum bom resultado. Estão bastante preparados para discutir e convidam à discussão. As discussões somente fazem que a pessoa resolva defender melhor a sua própria doutrina. Este não deve ser o propósito do verdadeiro cristão, quem entra em um debate com um adepto de uma seita, a fim de querer saber mais ou qual religião esta certa, está fazendo o jogo do diabo (confusão, intriga, guerra, etc). Procure fortalecer sua fé na obra perfeita de Cristo.

Fonte: Internet

1 comentários:

ezaquiel disse...

Querido irmão devemos mesmo ir a fundo nos ensinos biblicos e se possivel ir aos originais onde muitas palavras ao serem traduzidas são colocadas para nos dar entendimento. Mas as vezes prejudicam dando a entender de outra maneira que não a que O Senhor Deus quer...
Também não devemos esquecer que existem muitas pessoas neste mundo com sede da palavra de DEus e as vezes nós perdemos tempo se preocupando com outras denominações e deixamos estas pessoas esperando, acho que cada um de nós deve fazer o melhor para DEus dentro do que tem conhecimento, somos todos irmãos e a caracteristica dos filhos de Deus é o amor, então vamos nos amar e orar uns pelos outros e alcançar a todos que ainda não foram alcançados pelo evangelho. Deus abençoe...Sol

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog