Se a carne e o sangue não podem entrar no céu, então como pode haver uma ressurreição física? 1 Coríntios 15:50

PROBLEMA: A Bíblia fala da ressurreição do corpo físico do túmulo (Jo 5:28-29), o qual é composto de "carne e ossos" (Lc 24:39), e que deixa um túmulo vazio com a ressurreição (Mt 28:6). Entretanto, de acordo com este versículo, "a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus".

SOLUÇÃO: Concluir, a partir desta frase, que o corpo ressurreto não será um corpo físico, de carne, não tem base bíblica. Em primeiro lugar, a frase seguinte, omitida na citação acima, indica claramente que Paulo está falando não da carne no corpo ressurreto, mas da carne que é corruptível: "nem a corrupção herdar a incorrupção" (v. 50). Paulo, portanto, não está afirmando que o corpo ressurreto não será de carne, mas que ele não será de carne corruptível.

Segundo, para convencer os discípulos, que estavam cheios de temor, de que cie não era um espírito imaterial (Lc 24:37), Jesus enfaticamente lhes disse: "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho" (Lc 24:39). Pedro declarou que o corpo ressurreto era o mesmo corpo de carne que foi ao túmulo e que nunca viu a corrupção (At 2:31), o que também foi reafirmado por Paulo (At 13:35). João dá a entender, portanto, que seria ir contra Cristo negar que ele permanece "na carne" mesmo depois da sua ressurreição.

Terceiro, esta conclusão não pode ser invalidada por se declarar que o corpo ressurreto de Jesus era de carne e ossos, e não de carne e sangue, pois, se era de carne e ossos, tratava-se literalmente de um corpo material, tivesse ou não sangue. "Carne e ossos" acentua mais a solidez do corpo ressurreto de Jesus; são sinais mais claros de sua tangibilidade do que o sangue, que não pode ser tão facilmente visto ou tocado.

Quarto, a frase "carne e sangue" neste contexto aparentemente significa carne e sangue mortais, ou seja, um mero ser humano. Isto tem o suporte de empregos semelhantes dessa expressão no NT. Quando Jesus disse a Pedro: "Não foi carne e sangue que to revelaram" (Mt 16:17), ele não estava se referindo a tais substâncias existentes no corpo, o que obviamente não poderiam lhe ter revelado ser ele o Filho de Deus. Não, a interpretação mais natural de 1 Coríntios 15:50 parece ser que os seres humanos, como agora são: terrenos e corruptíveis, não podem herdar o reino glorioso e celestial de Deus.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.

5 comentários:

Anônimo disse...

so que Jesus é superior aos anjos, e aos seres humanos, gerado pelo espirito santo, nao foi atraves de uma relaçao sexual, simplesmente o espirito santo deu virtude a maria e ela concedeu, ele nao teve pecado, nos temos pecado, ele desceu do céu, é bem diferente meu querido a comparaçao nosso corpo com o corpo de jesus, seremos trasnformados no corpo glorioso e incorru´ptivel, carne e sangue nao herdam o reino de Deus. e bem categorica a afirmati~va de paulo, nao tem que dar volta por fora, quem morreu em jesus descansa no senhor, dorme no senhor, ressuscitar é despertar, acordar, e encontrar com jesus nos ares, corpo fisica nao vai voar e encontrar jesus nos ares nao, pense bem reflita um pouco . corpo de gloria, a carne a terra ja comeu a muito tempo, e lazaro a carne dele estava la 4 dias. o estudo é fraco desculpe. a tese nao encaixa.

josival soares de oliveira disse...

amados e queridos irmaos em cristo eu vos dou a minha paz em cristo.
nem a carne e nem o sangue tem herança nas coisas celestiais devido ao nascimento.
temos que nascer da agua e do espirito, ou seja, nascer do conhecimento da palavra pela revelação do espirito santo.
ou melhor ter uma nova mentalidade através do conhecimento da ciencia celestial.

tudo foi feito por meio do espirito, tanto no céu como na terra.

josival soares de oliveira disse...

temos que morrer em cristo e depois ser ressucitado nele, através da abertura da mente e do entendimento pela sua palavra
morrer quer dizer morte de pensamento e sentimento e deduções humanas, e viver a mente de cristo e a sua doutrina celestial.
quando nós começamos a entender e praticar o que entendemos entao estamos morrendo para este mundo e vivendo a realidade de Deus.

josival soares de oliveira disse...

quando nós imploramos e pedimos que ele nos abra os olhos, e os nossos olhos sendo abertos, entenderemos e conseguimos enchergar o senhor em espirito, e sentimos ele através dfa paz e confiança que ele debita em nosso coração. caso ao contrario é impossivel segui-lo, senão por meio do caminho do evangelho, e nenhum olho vera o senhor no seu dia senão por meio da santificaçao pela palavra do evangelho.
quanto ao o cego de Jericó ele alcançou sorte de ver o senhor, pois ele estava na beira do caminho, ou melhor junto ao caminho que jesus andava e logo ele viu e o seguiu pois os seus olhos foram abertos.

assim é todo aquele que e nascido do espirito, quando ele entende a palavra logo ele é como estivesse enchergando da forma correta e segue-o, da forma correta. entao ele deixa de ser cego de Jericó ser passa a ser liberto e livre da sua prisão devido a sua cegueira anterior e começa a andar com suas proprias pernas sem depender de alguém mais a não somente do senhor nosso Deus e cristo. amem.

josival soares de oliveira disse...

temos que ter uma nova visão, a visão celestial assim como paulo teve uma nova visao quando no resplendor de cristo.
foi tirado de sua visao anterior a escama, e posto uma nova visão ou seja, a visao e o entendimento do céu.

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog