CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: Melquisedeque em Gênesis 14.18 é uma pessoa histórica que tipificou Cristo. Um tipo é uma figura que aponta para algo ou alguém vindouro. Por desígnio divino, anuncia algo ou alguém a ser revelado. Como é que ele anunciou a Cristo? O nome Melquisedeque dá a resposta. Essa palavra é composta de dois termos hebraicos significando "rei" e "justo". Melquisedeque era também um sacerdote. Desse modo, ele pressagiou Cristo como um justo rei-sacerdote. Essas características foram válidas para Melquisedeque apenas em sentido finito, ao passo que em Cristo elas são verdadeiras em sentido infinito.
Podem os mórmons participar do sacerdócio de Melquisedeque? Hebreus 7.23,24 diz: "E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque, pela morte, foram impedidos de permanecer, mas este [Jesus], porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo" (ênfase adicionada pelo autor). O sacerdócio de Cristo é eterno porque Ele é um ser eterno. Diferentemente de humanos que perecem e morrem, Cristo existe eternamente. Portanto, o seu sacerdócio, por sua própria natureza, é diferente de qualquer coisa que humanos são capazes de oferecer. Ele é o nosso eterno Sumo Sacerdote que vive para sempre.
O termo grego empregado para "permanece" em Hebreus 7.24, de acordo com Joseph Tayer, significa: "Sacerdócio imutável e, portanto, não passível de transferência a um sucessor" (Tayer, 1985, 649). O Dicionário Teológico do Novo Testamento, de Gerhard Kittel, semelhantemente nos diz: "No Novo Testamento, a passagem de Hebreus 7.24 diz que Cristo possui um sacerdócio eterno e imperecível, não apenas no sentido de que Ele não pode ser transferido para ninguém mais, mas no sentido de ser 'imutável' " (Kittel, 1985,772). Por isso não existe nenhuma justificativa bíblica para que os mórmons pensem que possam participar do sacerdócio de Melquisedeque. Esse sacerdócio pertence exclusivamente a Cristo.
Esse fato é enfatizado mais adiante em Hebreus 7.26: "Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus".
Resposta as Seitas -
Norman G. Geisler e Ron Rhodes -
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.