CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: Em Gênesis 2.7 o termo hebraico empregado para "alma" (nephesh) significa "ser vivente". Contudo, esse termo hebraico é rico, possuindo várias nuanças de significado quando em diferentes contextos. Um erro fundamental — cometido algumas vezes por estudantes iniciantes de hebraico e grego — é assumir que se um termo hebraico ou grego é utilizado de alguma forma particular em um verso, deverá obrigatoriamente ter o mesmo significado em todos os seus demais usos. Mas isso é simplesmente errado. O fato é que termos hebraicos e gregos podem ter diferentes nuanças de significado em diferentes contextos. O termo nephesh é um exemplo. Enquanto ele significa "alma vivente" em Gênesis 2.7, o mesmo termo se refere à alma ou espírito como sendo distintos do corpo em Gênesis 35.18.
Além do mais, quando examinamos o que as Escrituras em sua totalidade ensinam a respeito da alma, fica evidente que a posição da Sociedade Torre de Vigia (Testemunhas de Jeová) é errada. Por exemplo, Apocalipse 6.9,10 refere-se a almas desprovidas de corpos sob o altar de Deus (não teria sentido interpretar a referência a "alma" nesses versos como "ser vivente" — "Vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos"). A primeira Carta aos Tessalonicenses 4.13-17 diz que Cristo trará consigo as almas e espíritos daqueles que estão agora com Ele no céu, e unirá tais espíritos a corpos na ressurreição. Em Filipenses 1.21-23, Paulo diz que melhor é partir e estar com Cristo. Em 2 Coríntios 5.6-8, Paulo diz que estar ausente do corpo é estar no lar com o Senhor. As Escrituras, como um todo, ensinam que cada pessoa é possuidora de uma alma que sobrevive à morte.
Resposta as Seitas -
Norman G. Geisler e Ron Rhodes -
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus
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