Paulo ensinou que ele estaria vivo quando Cristo retornasse? 1 Tessalonicenses 4:15

PROBLEMA: Paulo falou aos cristãos de Tessalônica que "nós, os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor...", o que dá a entender que ele estava afirmando que Cristo voltaria antes de sua morte. Mas Cristo não voltou antes da morte de Paulo (2 Tm 4:6-7). Paulo então cometeu um erro?

SOLUÇÃO: Há dois modos de entendermos esse versículo sem considerar que Paulo tenha cometido um erro. Em primeiro lugar, o pronome "nós" pode ter sido apenas editorial. Isto é, pode ser uma expressão literária equivalente a "aqueles" que estiverem vivos. Esse é um modo de expressão perfeitamente aceitável, que os autores usam com freqüência. Por exemplo, em face da morte de um amigo, posso dizer: "nunca sabemos quando tal eventualidade pode se dar conosco", sem estar expressando nenhuma crença ou esperança de que isso venha a ocorrer comigo.

Em segundo lugar, Paulo pode estar apenas expressando sua própria esperança, sem afirmar propriamente que ele estaria vivo quando Cristo retornasse. Afinal de contas, a volta de Cristo é a "bendita esperança" (cf. Tt 2:13) de todo crente. Se Paulo quisesse mesmo afirmar que estaria vivo quando Cristo retornasse, ele teria dito com muita clareza "estarei vivo até a volta do Senhor". Mas ele não disse isso. O "nós" deve ter sido decorrente da esperança que ele tinha, sem porém afirmar que ele estaria vivo ou não até o dia do arrebatamento.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog