Todos os que vivem uma vida piedosa são perseguidos, ou apenas alguns? 2 Timóteo 3:12

PROBLEMA: Nesse versículo o apóstolo Paulo faz uma afirmação bastante abrangente, dizendo: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos". Isso parece estar em total contradição com a declaração de Salomão de que "sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele" (Pv 16:7, EC). Como essas duas afirmações podem ser verdadeiras?

SOLUÇÃO: Nenhuma dessas duas passagens deve ser entendida como sendo de aplicação universal. Os provérbios eram apenas declarações gerais, e não verdades universais. De igual forma, a declaração de Paulo dificilmente pode se aplicar a pessoas que morram logo depois de sua conversão, ou que vivam num ambiente cristão toda a sua vida.

Mesmo tomado de forma totalmente literal, o fato de se ter "paz" com os inimigos não significa que eles não nos estejam perseguindo. Isso simplesmente quer dizer que o crente, tal como Cristo ordenou, não faz retaliação alguma contra seus inimigos, nem responde às suas agressões (cf. Mt 5:39-40).

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 Sacramentos da Igreja Católica - Refutação

A mutilação dos 10 Mandamentos Católicos

Jesus desceu até o inferno? Efésios 4:9