Como poderiam estar presentes pessoas da geração anterior, se todas elas tinham morrido no deserto? Deuteronômio l:6ss

PROBLEMA: De acordo com Números 26:64-65, toda aquela geração incrédula de israelitas morreu no deserto, sendo que "nenhum houve dos que foram contados por Moisés" que tenha sobrevivido para entrar na Terra Prometida. Entretanto, quando Moisés falou ao povo no final das peregrinações, ele mencionou repetidamente que eles mesmos tinham testemunhado os eventos ocorridos antes (cf. Dt 1:6,9,14; 5:2,5; 11:2, 7).

SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, em Deuteronômio, Moisés dirige-se ao povo como nação e, portanto, pode não estar fazendo uma distinção entre as pessoas em si do período anterior em oposição às do período posterior. Segundo, estava presente um grande número de mulheres que pessoalmente lembravam-se das coisas a que Moisés se referiu. Terceiro, tanto os levitas como os que tinham menos de 20 anos antes do início dos 40 anos de peregrinação tinham sido isentados da sentença de Deus de que nenhum homem entraria na Terra Prometida (Nm 26:64). Havia ainda Josué e Calebe, que tinham sido os espias fiéis (Nm 32:12). Assim, havia muitos que poderiam testemunhar o que Moisés estava dizendo, muito embora toda uma geração de homens (os que então tinham mais de 20 anos) tivesse perecido no deserto, como Deus dissera.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog