PROBLEMA: Este versículo afirma que os cananeus seriam destruídos "depressa" (maher), mas em passagem anterior (Dt 7:22) é dito que não seria rapidamente, mas "pouco a pouco".
SOLUÇÃO: Duas são as maneiras pelas quais pode-se entender esta questão. Primeiro, pode tratar-se de um exemplo de quando um termo é aplicado à mesma coisa com sentidos diferentes. Seria depressa, relativamente à magnitude do trabalho, mas devagar em relação à velocidade do processo de ocupação.
Segundo, pode ser que se esteja referindo a duas coisas diferentes com o mesmo sentido básico. As vitórias iniciais seriam rápidas, mas a eliminação total da presença inimiga levaria muito mais tempo. Eles conquistaram a terra num tempo relativamente curto, mas a ocuparam num ritmo bem mais devagar. As grandes batalhas não foram muito longas, mas as subseqüentes guerrilhas menores tomaram bastante tempo.
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.