Como Memorizar a Escritura

Muitas pessoas não refletem que podem memorizar o trajeto de saída de um shopping novo, sem falar em lembrar um versículo da Bíblia. Tenho conversado com dúzias de pessoas sobre a memorização da Escritura que dizem sempre a mesma coisa: “Eu tenho uma memória terrível.” Minha resposta a elas é: “Tolice!” Todas as pessoas memorizam a todo momento. Você aprendeu a falar, não é mesmo? Você memorizou milhares de ‘fazer' e ‘não fazer' na vida, certo? Você sabe o seu número de seguro social, o seu número de telefone, o seu endereço, quantos irmãos, irmãs ou filhos tem, como chegar ao trabalho e o que fazer quando lá chega. O problema não é que as pessoas não conseguem memorizar, o problema é que não querem memorizar.

A Bíblia é o fundamento para o testemunho e você precisa memorizar versículos para que esteja apto a utilizá-los – isso se aplica à sua vida devocional bem como ao seu testemunho. Um problema sério que eu tenho constatado é que a maioria das pessoas memorizaram menos de sete versículos. O Testemunha de Jeová mediano tem se comprometido muito mais com essa memorização e, tendo oportunidade, poderia fazer o cristão mediano sentir-se tão conhecedor quanto um pão de banana. O que eu desejaria era ajudá-lo a memorizar melhor.

Quatro passos simples para a memorização.

Há quatro passos simples para a memorização da Escritura. Vamos usar 1 Pedro 2.24 como um exemplo: “e Ele mesmo carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro, para que pudéssemos morrer para o pecado e viver para a justiça; porque por suas chagas fostes sarados” (NASB).

Passo 1: Localização

O primeiro passo é memorizar a localização, não o versículo em si. A razão para isso é que se você esquecer o versículo, mas memorizou a sua localização, poderá sempre localizá-lo.

Primeiro memorize a localização: “1 Pedro 2.24”. Diga “1 Pedro 2.24” várias vezes. Não se preocupe de início com o que diz a passagem, apenas memorize a sua localização. Tenha certeza de que quando você falar 1 Pedro 2.24 isso flua suavemente dos seus lábios. Pronuncie 1 Pedro 2.24 enfatizando diferentes sílabas. Fale 1 Pedro 2.24, ou 1 Pedro 2.24 ou 1 Pedro 2. 24 ou ainda 1 Pedro 2.24. Mas fale 1 Pedro 2.24 tantas vezes quanto necessário para que quando você disser isso seja tão natural quanto respirar.

Passo 2: Ponto essencial

O segundo passo é estudar o ponto essencial ou cerne do versículo. No nosso exemplo ele é muito simples - “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro.” Diga, “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” de diferentes formas. Diga “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro”, ou “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro”, ou “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” etc. Mas fale “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” tantas vezes quanto necessário para que quando você falar “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro” isso seja tão natural quanto falar 1 Pedro 2.24 (um tanto repetitivo, não é?).

Passo 3: Associação

A terceira parte é mais divertida. É quando você associa os dois numa só coisa. Fale “1 Pedro 2.24 é Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro. Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro é 1 Pedro 2.24. 1 Pedro 2.24 é Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro…” Fale isso muitas vezes, cerca de dez vezes. Se você fizer isso, logo logo irá memorizar.

Essa parte da associação é importante porque ajuda você a pensar numa das partes sempre que pensar na outra. Por exemplo, se alguém pedir a você “Onde está escrito que Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo?” você imediatamente responderá dizendo “1 Pedro 2.24”. Isso funciona.

Passo 4: Um pedaço de papel

O quarto e último passo é pegar um pedaço de papel com linhas, de 8 polegadas e meia por 11 polegadas (N.T.: 1 polegada = 2,54cm) e riscar uma linha vertical de uma polegada a partir do lado esquerdo.

Escreva a localização do versículo na coluna da esquerda do seu papel e no lado direito escreva o versículo. Faça isso com todos os versículos que desejar memorizar. Dobre o papel, coloque-o em seu bolso ou bolsa e carregue-o aonde quer que você vá. Quando esquecer um versículo ou a sua localização simplesmente tome o papel e refresque a sua memória. Logo você terá memorizado mais de cem versículos.

A memorização é como um exercício. Quanto mais você o praticar, mais fácil ele se tornará a você; quanto menos você se dedicar a ele mais se tornará árduo. Portanto faça isso. Se você seguir esse procedimento a sua mente se tornará como uma esponja, você acabará memorizando toda espécie de coisas com a maior facilidade, como quantas meias há na sua gaveta, tudo o que está na sua geladeira e mesmo onde estão as chaves do seu carro.

E mais uma coisa: você ficará espantado como o Senhor usa o que você memorizou.

Matt Slick

Traduzido por: Marcelo Herberts
02 de Outubro de 2005.
Fonte: http://www.monergismo.com/.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog