Budismo Resumo


FUNDADOR - Buda (Sidharta Gautama - 563-483 a.C.). Fundado em 525 a.C, na Índia. Com 29 anos de idade, Buda tornou-se mendigo e perambulou em busca da verdade. Depois de haver recebido a "iluminação", passou a ensinar sua filosofia, e conseguiu milhões de seguidores. É um ramo do Hinduísmo. Total de budistas no mundo: 12% da população (Fonte: P.Johnstone, Intercessão Mundial, 1993).

DEUS - Tudo é Deus (Panteísmo). Cada homem possui uma energia vital. De um modo geral são ateístas (não crêem num Ser Supremo). Muitos budistas acreditam em Buda como um iluminado universal, com estado de consciência igual a Deus. Não acreditam num Deus imanente (sempre presente), pessoal e transcendente (superior, excelso).

REFUTAÇÃO: O Cristianismo ensina que Deus é o Criador de todas as coisas; logo, Ele é um Ser distinto de sua criação.

JESUS - Foi um grande Mestre e passou muitos anos de sua vida em mosteiros budistas no Tibet e na Índia. Para os budistas ocidentais, Jesus é um homem iluminado.

REFUTAÇÃO: A Bíblia ensina que Jesus é o Verbo que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.1,2,12, 14).

ESPÍRITO SANTO - Nada falam.

BÍBLIA - Desprezam-na. Suas doutrinas assentam-se em três grupos de livros: o TRIPITAKA, que constituem os três cestos das escrituras budistas: o primeiro trata da autodisciplina; o segundo, do sermão de Buda; o terceiro, do conteúdo doutrinário.

REFUTAÇÃO:  

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade."  (João 17:17) 

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (João 5:39)

SALVAÇÃO - O homem atingirá a perfeição plena através de reencarnações e nas boas obras (Lei do Carma). O objetivo o Nirvana (o paraíso dos budistas) para eliminar todos os desejos e evitar o sofrimento. A salvação será alcançada pelo próprio budista sem nenhuma ajuda externa.

REFUTAÇÃO:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" (Efésios 2:8)

OUTROS ENSINOS - Os "Oito Nobres caminhos" da doutrina budista são:

(1) Crença correta; (2) sentimentos corretos; (3) fala correta; (4) conduta correta; (5) maneira de viver correta; (6) esforço correto; (7) memória correta; (8) meditação e concentração correta. 

As dez proibições abrangem:


(1) assassinato; (2) roubo; (3) fornicação; (4) mentira; (5) bebidas alcoólicas; (6) comer durante a abstinência; (7) dançar, cantar e participar de diversões mundanas; (8) usar perfumes e outros ornamentos; (9) dormir em camas que não estejam armadas no chão; e (10) aceitar ouro e prata como esmola.


REFUTAÇÃO:

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." (Gálatas 2:16)

CONCLUSÃO:

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."  (João 14:6)


8 comentários:

  1. Salve irmão,

    A verdade de Deus, JAH é uma só e não é exclusivista. Está acessível a qualquer ser que busque em sua prática diária. Sede Santo como vosso pai é santo. Pra isso não dependemos de religião ou de crença, basta praticar. Peço à Deus de coração que traga a luz do conhecimento à sua mente para que possa compreender os ensinamentos da verdade independente da forma que ela se apresente a você. Palavra viva é verdade universal. Seja feliz e que o Pai vos abençoe na busca.

    Luz

    ResponderExcluir
  2. Certamente a primeira coisa ao cristão é ser honesto, pois se assim for as demais, que dependem desta, serão bem conduzidas.
    Passando dessa parte pode-se ir a próxima que é buscar os meios de se comprovar algo independente do que é falado.
    Se algo é verdadeiro deve necessariamente haver concordância em outro contexto, por exemplo, para ser verdadeiro toda a Bíblia ou mesmo um versículo deve haver concordância entre o que diz o versículo e com a realidade vivida neste mundo- buscando a objetividade.
    Logo, não se pode provar algo por si mesmo, é preciso contextualizar, ampliar. Por exemplo, se teu filho diz que o presente que está na mão dele foi dado, então lhe resta acreditar ou não, mas o fato de crer não faz disso verdadeiro, é necessário contextualizar, ou seja,perguntar ao seu filho quem o deu o presente, e após ir conferir, então assim tu saberá efetivamente.
    Parece que falta ao cristão serem mais sinceros no sentido de pensar mais e não se deixar crer em algo pelo simples motivo de não se vê algum perigo eminente. E então quando se perguntar sobre algo que lhe é estranho negarem sem maiores detalhes conseguidos impessoalmente.
    Em suma: falta melhor visão objetiva no falar cristão- mesmo de natureza psicológica, como quando se fala por interesse sinceros de defender e não por verdade.

    ResponderExcluir
  3. A Verdade de Deus é uma só, e é exclusivista sim.

    Reflita sobre o que o Senhor Jesus disse:

    "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; NINGUÉM vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6)

    Quando nos deparamos com versículos da Bíblia que falam da exclusividade da salvação em Cristo, isso parece dar uma bofetada em nossa mente politicamente correta, a qual prevê a inclusão e a aceitação de todas as crenças. Mas isso é o mesmo que alguém dizer que todos os resultados são válidos para o prêmio da loteria. Não são. Quando uma coisa é certa, a outra é errada.

    Alegar que todas as religiões levam a Deus é, antes de tudo, uma alegação soberba. Quem pode dizer que conhece todas as religiões para alegar tal coisa? E se todas as religiões levassem a Deus, não seria este também um caminho exclusivista? Quero dizer, se a pessoa não estivesse em uma dessas "todas religiões" ela estaria excluída.

    O que diz a Bíblia? Que só em Jesus há salvação, quer a gente goste, quer não. Se você crer que é um pecador necessitado de salvação, e que não há nada que você possa fazer para mudar isso, a menos que creia que Jesus veio pagar por seus pecados, então você será salvo. Mas aí você automaticamente irá refutar sua crença no budismo e precisará passar uma borracha em muito do que acredita e escreveu.

    Veja algumas passagens que falam do "exclusivismo" de Jesus como único Caminho:

    João 8.24 Porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.

    Pv 14:12 "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte."

    João 5:22-24 E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

    Pv 16:2 - Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.

    João 8:12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

    João 14:6-7 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

    Atos 4:12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

    1Tm 2:5-6 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

    Col 1:19-22 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,

    Se todos os caminhos levassem a Deus, não haveria necessidade de Paulo exortar as pessoas a se converterem ao Deus vivo, como fez nesta ocasião:

    Atos 14:15 E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;

    Sugiro que Leia:

    O Dalai Lama sera salvo?


    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  4. CRENÇA
    Se minha crença é baseada numa doutrina exclusiva: não há prova alguma!Vê-se assim que não quero ser verdadeiro,mas antes, sentir-me verdadeiro com minha crença!
    MEDIDA
    Possuindo a Bíblia provo suas doutrinas, lei, mandamentos, concelhos, parábolas, por si mesma. Possuindo O Alcorão provo suas doutrinas, lei, mandamentos, concelhos, parábolas, por si mesma.O mesmo se segue para: Hinduísmo, Budismo, Xintoísmo,Jainismo, Judaísmo etc. Todos vão dizer e pensar igualmente, logo não há nada mais que a vontade ser crer naquilo que ser crer. É preciso comparar com outra medida...
    PODER DA FÉ E SUA LIMITAÇÃO
    Certamente a fé, de todo tipo, é poderosa em mover barreiras, conquistar, mudar panoramas, mas o fato de haver poder na fé não faz o objeto de minha fé verdadeiro absolutamente. Por exemplo, um hindu crer absolutamente na religião de seu país, como muitos dos seus ancestrais, e dedica sua vida a seu deus como bom homem. Por meio de sua fé mudou a vida de várias pessoas trazendo-lhes paz, esperança. Logo, ao vê isso aumenta seu desejo e fé ao seus deus. Pergunto: que há de verdadeiro na fiel fé do hindu? Que medida ele usa para sua fé? A medida do hindu difere essencialmente, objetivamente, honestamente em quê?
    Help
    Ajude-me porque não sei, efetivamente não sei e contudo olho e contemplo minha pequenês, e assim não posso dizer saber o que não sei, considerando que estudei muito tanto teórica e praticamente.Estou como boia ao alto mar, mas não digo ver navio, pois não vejo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Paz Thiago! Tudo bom contigo meu amigo!

    Tenho uma noticia que pode não te agradar, JESUS CRISTO é o ÚNICO caminho para a salvação!

    O Apostolo Pedro declara: "[...] não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos".

    Mas não é isso um exclusivismo estreito? Não seria apenas querer sentir-se verdadeiro com sua crença! Não seria a vontade de se crer naquilo que se quer crer. O que dizer quanto aos pagãos sinceros ou aos budistas, hinduístas, xintoístas, Janistas? Deus vai mandá-los para o inferno?

    Várias observações são relevantes nessas questões Thiago.

    Primeiramente, a sinceridade não é um bom teste da verdade. Muita gente pode e tem estado sinceramente errada em muitas coisas.

    "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." (Provérbios 14 : 12)

    Segundo, TODA VERDADE É EXCLUSIVA. A verdade que "dois mais três são cinco" é muito exclusiva também. Ela não permite nenhuma outra conclusão. O mesmo é verdade a respeito de afirmativas de valor, tais como "racismo é errado" e "não se deve ser cruel". Tais afirmações não aceitam nenhuma alternativa.

    Terceiro, toda declaração de uma verdade é exclusiva. Por exemplo, se o humanismo é verdadeiro, então todo não-humanismo é falso. Se o ateísmo é verdadeiro, então todos os que acreditam em Deus estão errados. Toda afirmativa de uma verdade exclui a que lhe é oposta. Portanto se Jesus é o único caminho para Deus, então não há outros caminhos. Isso não é mais exclusivo do que nenhuma outra afirmativa. A questão é se tal declaração é verdadeira.

    Quarto, Jesus e o NT com toda clareza e repetidamente enfatizam Jesus é o único caminho para a salvação.

    (1) Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14:6).
    (2) Jesus declarou também ser a porta (Jo 10:9), insistindo que "o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas... esse é ladrão e salteador" (vj 1)

    (3) O apóstolo Pedro acrescentou: "E NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO; porque abaixo do céu NÃO EXISTE NENHUM OUTRO NOME, dado entre os homens, PELO QUAL IMPORTA QUE SEJAMOS SALVOS" (At 4:12).

    (4) Paulo, ainda, argumentou que "há um só Deus e UM SÓ MEDIADOR entre Deus e os homens, CRISTO JESUS, homem" (l Tm 2:5).

    Mesmo que você não creia que Cristo é a Verdade Thiago, é preciso aceitar que, seja ela qual for, a Verdade é EXCLUSIVISTA.

    ResponderExcluir
  6. JESUS CRISTO É A ÚNICA VERDADE POR QUE ELE É O ÚNICO DEUS - NÃO HÁ OUTRO!

    DEUS VERDADEIRO QUE SE FEZ CARNE, TORNOU-SE HUMANO PARA NOS SALVAR...

    OS ÍDOLOS DAS NAÇÕES SÃO VAIDADE... OS FALSOS PROFETAS SÃO VAIDADES... OS FALSOS MESTRES SÃO VAIDADE... TUDO PASSA...

    PORÉM, O SENHOR JESUS É O PRINCÍPIO E O FIM DE TODAS AS COISAS...

    JESUS CRISTO É O ALFA (Princípio) e o ÔMEGA (Fim)...JESUS É O PRÓPRIO DEUS JEOVÁ...

    CREIA VOCÊ OU NÃO, JESUS É O MESMO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE...ALELUIAS!!!

    BENDITO SEJA O NOME DE JESUS CRISTO - O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS...

    ...Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, JESUS CRISTO - HOMEM (CARNE, SER HUMANO). 1 Timóteo 2:5

    ** NÃO É BUDA
    ** NÃO É MAOMÉ
    ** NÃO É BRAMA
    ** NÃO É HARE KRISHNA
    ** NÃO É A "VIRGEM MARIA"
    ** NAO É ALLAN KARDEC
    ** NÃO É CHICO XAVIER
    ** NÃO É O PAPA... NEM FILOSOFIAS DE HOMENS...

    O VERDADEIRO DEUS E SALVADOR DA HUMANIDADE É:

    JESUS CRISTO!!!

    AMÉM...

    ResponderExcluir
  7. É isso ai JUNIOR OMNI [POEMAS E POESIAS]!

    GLÓRIA A DEUS! LOUVADO SEJA O NOME DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO!

    ResponderExcluir
  8. Deus é tudoo a religião evangélica é a verdadeira essas outras são apenas para confundir a cabeça das pessoas deus éo verbo o alfa e o omega ele é o principio e o fim , arrependei-vos dos vossos pecados e creiam em jesus pois o fim está proximo e só deus pode nos salvar

    ResponderExcluir

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Irmãos

Marcadores

dificuldades bíblicas (952) Norman Geisler (837) Thomas Howe (770) Deus (204) Testemunhas de Jeová (171) Bíblia (137) Catolicismo (110) Don Stewart (107) Salvação (100) Jesus Cristo (93) Mateus (92) Evangelismo (90) Gênesis (87) Adventismo (80) David A. Reed (71) Ron Rhodes (67) João (64) divindade de Jesus (64) Atributos de Deus (60) Apologética (49) idolatria (47) Êxodo (47) Salmos (46) mariolatria (44) pecado (43) Deuteronômio (42) trindade (42) ressurreição (40) Espiritismo (38) Lucas (38) Mario Persona (38) Moisés (37) Islamismo (34) sono da alma (34) 1 Samuel (33) profecias (33) sábado (33) 1 Coríntios (32) Números (32) seitas orientais (32) videos (31) seitas e heresias (30) HQ (29) Paulo (29) tradução do novo mundo (29) Maria (28) céu (27) Mormonismo (26) Atos (25) Isaías (25) ciência (25) história (25) inferno (25) aniquilacionismo (24) 2 Reis (23) Davi (23) escatologia (23) reencarnação (23) Espírito Santo (22) Videos Evangelismo (22) mal (22) oração (22) Hebreus (21) existência de Deus (21) mandamentos (21) apocalipse (20) imortalidade da alma (20) 2 Samuel (19) (19) Marcos (19) Romanos (19) morte (19) Abraão (18) Eclesiastes (18) Ateísmo (17) Israel (17) Josué (17) Lei (17) Provérbios (17) boas obras (17) 1 Reis (16) Discipulado (16) Evolucionismo (16) Levítico (16) falsos profetas (16) vinda de Cristo (16) 2 Crônicas (15) Homossexualismo (15) Matt Slick (15) Ufologia (15) evangelho (15) imagens (15) Ezequiel (14) Jeremias (14) Juízes (14) alma (14) apócrifos (14) Salomão (13) Satanás (13) milagres (13) sociedade torre de vigia (13) Adão (12) (12) Homem (12) anjos (12) corpo (12) força ativa (12) igreja (12) tradição (12) 1 Crônicas (11) Maomé (11) Messias (11) criação (11) 144 mil (10) Colossenses (10) Daniel (10) arqueologia (10) arrebatamento (10) consulta aos mortos (10) dinheiro (10) nova era (10) paraíso terrestre (10) universalismo (10) At (9) Ellen G. White (9) Jacó (9) Pai (9) Teologia da Prosperidade (9) Tiago (9) eleição (9) nome Jeová (9) Elias (8) Hinduísmo (8) Judaísmo (8) ceia do Senhor (8) crucificação (8) diabo (8) graça (8) macumba (8) predestinação (8) teodicéia (8) transfusão de sangue (8) 1 Pedro (7) 1 Ti­móteo (7) Budismo (7) Bíblia Apologética (7) Efésios (7) Eva (7) Israel x Igreja (7) Papa (7) Pedro (7) Verdade (7) aborto (7) certeza (7) meditação transcendental (7) mentira (7) pacto (7) parábolas (7) purgatório (7) quimbanda (7) umbanda (7) 1 João (6) Palavra da Fé (6) arca de Noé (6) demônios (6) espírito (6) eucaristia (6) filhos de Deus (6) fé x razão (6) genealogia (6) juízo investigativo (6) nascer de novo (6) não-crentes (6) perdão (6) religiões (6) sacri­fício (6) sola scriptura (6) vida eterna (6) Caim (5) Ciência Cristã (5) Cântico dos Cânticos (5) Dia do Senhor (5) Downloads (5) Eliseu (5) Esdras (5) Ester (5) Filipenses (5) Kirk Cameron (5) Missões (5) Mitologia (5) NT (5) Ray Comfort (5) Saul (5) Testemunhos (5) adoração (5) arcanjo Miguel (5) ascensão (5) casamento (5) orixás (5) perder (5) poligamia (5) politeísmo (5) seitas diversas (5) sofrimento (5) templo (5) traduções (5) Alcorão (4) Criacionismo (4) Gálatas (4) Hélio Júnior (4) Joel (4) Jonas (4) João Batista (4) Judas irmão de Tiago (4) Justificação (4) Livros (4) Neemias (4) arrependimento (4) divórcio (4) fim do mundo (4) galardão (4) indulgências (4) novo nascimento (4) ocultismo (4) santos (4) suicídio (4) 1 Tessalonicenses (3) 2 Coríntios (3) 2 Pedro (3) Alá (3) Filemom (3) Isaque (3) Judas Iscariotes (3) Melquisedeque (3) Oséias (3) Paulo Sérgio de Araújo (3) Pentecostes (3) Sacramentos (3) Tito (3) agnosticismo (3) batismo pelos mortos (3) benção (3) besta (3) bramanismo (3) carne (3) cristianismo (3) dons (3) ecumenismo (3) escravidão (3) exclusivismo (3) feitiçaria (3) filosofia (3) livre arbítrio (3) meninos de Deus (3) oração pelos mortos (3) pan­teísmo (3) pena capital (3) pentecostalismo (3) politeísta (3) refeição noturna (3) regeneração (3) relíquias (3) santuário celestial (3) segurança (3) sexo (3) taoísmo (3) testemunho Adventista (3) videos testemunhas de Jeová (3) 2 João (2) 2 Tessalonicenses (2) Ageu (2) Amós (2) Autor (2) C. S. Lewis (2) Egito (2) Enoque (2) Golias (2) Habacuque (2) Humor (2) ICP (2) King James (2) Lázaro (2) Lúcifer (2) Malaquias (2) Obadias (2) Paul Washer (2) Paz (2) Pergunta do Leitor (2) Páscoa (2) Rute (2) Sansão (2) São Jorge (2) Tim Conway (2) Unidade Pentecostal (2) William Lane Craig (2) adultério (2) amigos (2) apóstolos (2) arca da aliança (2) astrologia (2) batismo (2) bebidas alcoólicas (2) charlatão (2) comunismo (2) conversão (2) crianças (2) cristãos (2) cruz (2) curar (2) dispensação (2) estaca (2) estado intermediário (2) extrema-unção (2) família (2) grande tribulação (2) hare krishina (2) hedonismo (2) igreja messiânica mundial (2) incesto (2) jejum (2) línguas (2) maldição (2) maçonaria (2) missa (2) mulher (2) onipresença (2) onisciência (2) paganismo (2) primogênito (2) santificação (2) teologia (2) testemunho TJ (2) transubstanciação (2) unicismo (2) vidente (2) 2 Ti­móteo (1) 3 João (1) Abba (1) Adolf Hitler (1) Anjo do Senhor (1) Anticristo (1) Antigo Testamento (1) Arminianismo (1) Benny Hinn (1) Biblia na Linguagem de Hoje (1) Bruxaria (1) Cabala (1) Ceticismo (1) Charles Haddon Spurgeon (1) Congregação Cristã no Brasil (CCB) (1) Código Da Vinci (1) Dalai Lama (1) Debates (1) Dia da Expiação (1) Eli (1) Estêvão (1) Festa dos Tabernáculos (1) Freud (1) Gamaliel (1) Hiper-Calvinismo (1) Igreja da Unificação (1) J. G. Bellet (1) J. H. Smith (1) Jerusalém (1) John Piper (1) Josefo (1) Labão (1) Lamentações (1) Leviatã (1) Lutero (1) Manuscritos do Mar Morto (1) Mardoqueu (1) Maria Madalena (1) Miquéias (1) Moral (1) Mordechai (1) NVI (1) Naum (1) Novo Testamento (1) Programas (1) R.C. Sproul (1) Reforma (1) Relativismo (1) Septuaginta (1) Sofonias (1) Sócrates (1) Terra Santa (1) Teísmo (1) Tomás de Aquino (1) Vodu (1) Wicca (1) Zacarias (1) Zeitgeist (1) acepção (1) ahmadi (1) aniversário (1) blasfemar (1) cabelo (1) carnaval (1) circuncisão (1) cobiçar (1) confucionismo (1) costume (1) cronologia (1) cultura (1) denominação (1) deísmo (1) dilúvio (1) esposa (1) essênios (1) falun dafa (1) falun gong (1) fariseus (1) feng shui (1) fé mundial bahá'í (1) hades (1) história mormonismo (1) história testemunhas de Jeová (1) holocausto (1) humanidade (1) igreja da unificação (moonistas) (1) incredulidade (1) jainismo (1) jardim do Éden (1) ju (1) julgamento (1) karma (1) lepra (1) mahikari (1) maniqueísmo (1) mel (1) milênio (1) modalismo (1) monoteísmo (1) médium (1) onipotência (1) perfect liberty (1) placebo (1) profeta (1) profissão (1) psicanálise (1) purim (1) responsabilidade (1) sac (1) saduceus (1) santuário (1) seicho-no-iê (1) sheol (1) sikhismo (1) sincretismo (1) soberania (1) superstição (1) tabernáculo (1) teofania (1) torre de Babel (1) transfiguração (1) tártaro (1) unitarismo (1) vida (1) videos mormonismo (1) véu (1) vício (1) xintoísmo (1) yoga (1) zoroastrismo (1)

Menu

Postagens populares

Top 10 do Mês

Ele Escolheu a Cruz - Hélio Júnior

   A Tentação no Deserto (Mateus 4)

Top 10 Geral