Arcanjo Miguel X Jesus Cristo - Daniel 10-13-21, 12:1


"...E eis que veio ajudar-me Miguel, um dos mais destacados príncipes . ...Miguel, vosso príncipe... E durante esse tempo pôr-se-á de pé Miguel, o grande príncipe que está de pé a favor de teu povo." (Daniel 10-13-21, 12:1, Tradução do Novo Mundo)

A Sociedade Torre de Vigia ensina às testemunhas de Jeová que Jesus era meramente um anjo, que nasceu como um ser humano, morreu como um sacrifício pelo pecado, e ressurgiu como um anjo uma vez mais. Elas se referem a ele como:

"Jesus Cristo, que nós entendemos das Escrituras Sagradas ser o arcanjo Miguel" (A Sentinela, 15/02/79, p.31, edição norte-americana). 

Mas é realmente isto o que a Bíblia ensina? Ou, antes, é isto um ensinamento que os líderes da Torre de Vigia sobrepõem às Escrituras?

A Palavra inspirada de Deus menciona Miguel cinco vezes como: 

(1) "um dos mais destacados príncipes" (Dan. 10:13, Tradução do Novo Mundo); 
(2) "vosso príncipe"[do povo de Daniel];  
(3) "o grande príncipe que está de pé a favor dos filhos de teu povo"[povo de Daniel] (Dan. 12:1, Tradução do Novo Mundo); 
(4) "o arcanjo" que "teve uma controvérsia com o Diabo e disputava o corpo de Moisés, não se atreveu a lançar um julgamento contra ele em termos ultrajantes" (Jud. 9, Tradução do Novo Mundo); e  
(5) um participante do conflito celestial quando "Miguel e seus anjos batalhavam contra o dragão" (Rev.[Apocalipse] 12:7, Tradução do Novo Mundo). 

Qual destes versículos afirma que Miguel é Jesus Cristo? Nenhum deles! É necessário ler as Escrituras e mais um complicado argumento das testemunhas de Jeová para se chegar a esta conclusão.

A Sociedade Torre de Vigia também procura sustentação em outro versículo que não usa o nome de Miguel, mas diz: 

"Porque o próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus" (1 Tess.4:16, Tradução do Novo Mundo). 

Mas, se usar a voz do arcanjo faz de Deus um arcanjo, então ter a trombeta de Deus faz do arcanjo Deus - embora os líderes da Torre de Vigia mencionem apenas a primeira parte do versículo.

A Bíblia ensina em algum lugar que Jesus Cristo é um mero anjo? Ao contrário, o primeiro capítulo de Hebreus foi escrito, em sua totalidade, para demonstrar a superioridade do Filho de Deus comparado aos anjos. Versículo após versículo contrasta os anjos com:

"...Pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E outra vez, ao introduzir no mundo o primogénito, diz E todos os anjos de Deus o adorem. Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. E: tu, Senhor, no princípio fundaste a terra..." (Heb. 1:2-8,10).

O Filho é o "reflexo" da glória do pai e a "exata" representação de seu próprio ser, e sustentando todas as coisas pela palavra de seu poder - algo que nenhum anjo poderia fazer no mesmo segundo - a tradução da Torre de Vigia de Hebreus 1:3 (Tradução do Novo Mundo).

Além disso, os anjos bons se recusam veementemente a aceitar adoração. Quando o apóstolo João se prostrou aos pés do anjo para o adorar, o anjo o repreendeu dizendo: 

"Toma cuidado! Não faças isso! Adora a Deus" (Rev. [Apocalipse] 22:8,9, Tradução do Novo Mundo). 

Mas o mandamento do Pai aos anjos a respeito do Filho é: 

"E todos os anjos de Deus o adorem" (Heb. 1:6, Tradução do Novo Mundo, 1961).

Em edições mais recentes, a Sociedade Torre de Vigia mudou a palavra "adorem" para "reverenciem" em Hebreus 1:6. Ainda assim, a despeito de como a palavra é traduzida, a mesma palavra grega proskuneo é usada tanto em Apocalipse 22:8,9 e Hebreus 1:6. A proskuneo (adoração ou obediência) que os anjos se recusam a aceitar, mas dizem que é devida apenas a Deus, é a mesma proskuneo (adoração ou obediência) que o Pai ordena aos anjos que seja prestada ao Filho em Hebreus 1:6. Assim, o Filho não pode ser um anjo, ele é Deus. (Veja as considerações sobre Hebreus 1:6)

As pessoas que deixam de seguir a Sociedade Torre de Vigia, e começam a seguir a Jesus Cristo, logo percebem que ele não é meramente um anjo. Esta compreensão é importante para que elas "honrem o Filho, assim como honram o Pai" (João 5:23, Tradução ,do Novo Mundo).

(Veja também os comentários sobre Isaías 9:6; João 1:1, 20:28; Colossenses 1:15; Apocalipse 1:7,8, 3:14.)

As Testemunhas de Jeová Refutadas Versículo por Versículo - 
David A. Reed

15 comentários:

  1. eis vos trago a verdade que procuram, a hora e chegada,cumprisse agora mateusc25v6,danielc12,apocalipessec8v3 e etc
    miguel e jesus cristo e o mesmo UNICO Deus
    MIGUEL e Deus naforma de anjo
    Jesus Cristo e Deus na forma humana

    revelationc8v3@live.com

    ResponderExcluir
  2. www.matth25v6.org para os sabius de danielc12

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui Tj,nem pretendo ser e vejo como falsa religião,porém....Vou falar com minhas próprias palavras:
    Jesus é o cordeiro e o leão,o advogado e o juíz, porque não seria anjo(Miguel) e continuar sendo Deus?
    Ele foi homem e jamais deixou de ser Deus.
    Apesar de ter tronos, Jesus é o único da Divindade(Trindade)que está fisicamente em algum lugar fisicamente, e em todos os lugares ao mesmo tempo, Deus Pai e Deus Espírito Santo não são visto fisicamente.

    ResponderExcluir
  4. Você disse: "Jesus é o cordeiro e o leão,o advogado e o juíz, porque não seria anjo(Miguel) e continuar sendo Deus?"

    A Resposta é simples... você encontra a Bíblia chamando simbolicamente o Senhor Jesus de Cordeiro e Leão, porém nunca encontrará as Escrituras Chamando-O de Arcanjo Miguel...

    "[...] aprendais a não ir além do que está escrito [...]" 1 Coríntios 4:6


    Em Cristo, nossa Esperança.

    Hélio S. Júnior

    ResponderExcluir
  5. Excelente estudo, Hélio. Para mim, só o texto de Daniel 10.13, que diz que Miguel é "UM DOS primeiros príncipes", já seria mais que suficiente para derrubar, de uma vez por todas, a heresia de que o arcanjo Miguel é Jesus.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. ola?segundo as escrituras reference a miguel como o grande principe(escrito no livro d daniel)eu acredito (ñ vem de um dogma), que aquele que veio a terra para morrer por nois, teria que ser o braço direito de DEUS,alguem que realmente venceria!pois as escrituras relatao que miguel era linha de frente de DEUS,porque nao?teria alguem para assumir tamanha responsabilidade?pois bem sabemos que perguntaram a cristo se ELE tinha ciencia da data de sua volta a terra,ele negou afirmando que somente o PAI saberia!mas apos sua morte e ressureicao, disse:"agora sim!foi me dado todo poder no ceu e na terra!!!!"se foi dado é porque ELE nao tinha?esse foi o presente de DEUS para com seu grande principe-ser chamado filho e salvador da humanidade!!!

    ResponderExcluir
  7. haaah!!!na terra e dado ao filho de DEUS O nome de EMANUEL,JESUS...e no céu?ELE tem um nome!!!e as escrituras o revela!!!e so ler!!!!!;!

    ResponderExcluir
  8. Recomendo a todos primeiramente Joao 5.39 (Primeira parte do Versiculo) e depois Filipenses 2. 5-11. Entendendo o versiculo 10 de Filipenses 2, entenda que até mesmo os Anjos (os que estão acima no Céu) seja qual for a posição Angelical, se prostram diante da Onipotência de Jesus Cristo o Filho de Deus.

    ResponderExcluir
  9. AP 1:7.Afirma que jesus é o ultimo e o primeiro.Ainda que jesus fosse uma criatura,que não e o caso.Ele não poderia ser o arcanjo miguel porque,porque em Daniel 10:13 afirma que o miguel é apenas um dois primeiros príncipes.Jesus é o verdadeiro Deus, primeira João 5:20 ev João 20:28 Isaías 9:6 Francisco soares,Piedade RJ

    ResponderExcluir
  10. Eu fico pasmo com essa afirmação dos TJ , Se as escrituras dizem em Daniel que o Arcanjo Miguel, é um dos primeiros principes dos exercitos celestias, como poderia ele ser Jesus ?? Para levar esse dogma a frente teria que considerar outros "JESUSES" pois miguel( Jesus na visão dos TJ) é um dos primeiros principes !

    ResponderExcluir
  11. eu estava ouvindo um estudo na radio adventista quando ouvi que miguel é Jesus, sou como a igreja de Bereia preciso verificar na bíblia se consta ou não, minha decepção foi tamanha q até esqueci sobre o resto do estudo, desliguei o radio e fui dormir, fico triste com pessoas q falam coisas que não estão na bíblia é lamentável, mesmo q fosse se não esta na bíblia é irresponsabilidade demais afirmar aos quatro ventos tal coisa.

    ResponderExcluir
  12. O arcanjo Miguel é A teofania de Cristo, não é Jesus, mais uma teofania de Cristo. Os TJ quase acertaram!!! Jesus foi gerado no ventre de uma virgem para que Deus habitasse nele em toda sua plenitude. Jesus O nascido O Cristo, não que cristo é o sobrenome de Jesus, mais sim o que ele era, O Cristo que se revelou em carne humana, Deus em carne humana. O Arcanjo Miguel é uma teofania de Deus, uma manifestação do Cristo. quando se fala em ressureição, logo aparece miguel. A Bíblia diz que Jesus não pisará nesta terra na primeira ressureição, ele ficará nos ares, mais na ressurreição brada a voz de Miguel, a voz de Cristo na ressurreição.

    ricardo rodrigues

    ResponderExcluir
  13. Uma das coisas que mexem conosco de forma muito forte é quando alguém diz que somos quem não somos. Nossa identidade é muitíssima importante para nós, tanto que Deus nosso Criador nós deu digitais que nos diferenciam das demais pessoas. Podemos até parecer com alguém, porém ninguém é igual . O Senhor Jesus preocupou-se sobre quem o povo dizia ser o Filho do Homem ( MT 16.13 ) . A resposta seria importante para a vida de cada pessoa, pois o destino de suas vidas dependia do discernimento do Senhor Jesus dentro de seus corações. Uns diziam que Ele era: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou alguns dos profetas.Como sabemos todos estes pertenciam a Deus, foram usados por Ele, respeitados, amados, porém não eram Ele.Com certeza Jesus não ficou contente com essa realidade.Mas a preocupação maior foi com relação ao " Colégio Apostólico " ( Hoje Sua Amada Noiva a Igreja ). Mas vós, continuou Ele, quem dizeis que Eu Sou ?. Não podemos decepcionar o Senhor Jesus respondendo de forma inequívoca; porém a Igreja do Senhor Jesus no tempo do fim, não pode intristecê-lo como foi a opinião daqueles que , apesar de vê-lo pessoalmente, ouvir Sua doce voz, via-o como criatura humana e com identidade totalmente distorcida da realidade e não Divina, como foi o caso da declaração honrosa de Pedro, representando a opinião do Colégio Apostólico, quando o glorificou dizendo: Tú És o Cristo, O Filho do Deus Vivo. Mt 16.16.
    A resposta do Apóstolo foi tão agradável aos Seus Santos Ouvidos que Ele expressa Sua alegria afirmando:" Bem- Aventurado... " v.17a. "... não foi carne nem sangue que to revelaram, mas meu Pai, que esta nos céus. " v.17b..
    Concluimos que somente o Pai pode revelar verdades eternas a nós pecadores, mesmo lavados e remidos no Seu Precioso Sangue. Estamos orando no sentido de que todos os verdadeiros discípulos recebam a mesma revelação do Pai não confundindo o Criador com a criatura.
    Nosso assunto em pauta é sobre a identidade do Senhor Jesus x arcanjo Miguel, então vamos analizar a luz das Santas Escrituras:
    *O Senhor Jesus mesmo em Sua natureza Divina Humana repreendeu Satanás abertamente sem nenhum cuidado em ferir a Glória de Deus, pois Ele mesmo é o Próprio Deus. ( Mt 4.10-11; Mt 16.23; Cl 2 .15 )
    * O arcanjo Miguel NÃO repreendeu Satanás, quando contendeu sobre o corpo de Moisés ( Jd. 9 ). Passou esta responsabilidade para Deus, o Senhor. Obviamente colocou-se no seu lugar , como um dos arcanjos, e não ousou o lugar do Senhor, pois reconhecia ser um ser totalmente dependente da autoridade divina na luta contra o mal; como é nosso caso hoje. A autoridade que temos sobre os demônios hoje é usando a autoridade do Nome que esta sobre todo os nomes o Nome do Senhor Jesus. A Ele a Glória.
    * Podemos observar que o irmão do Senhor Jesus, o apóstolo Judas ao escrever sua carta coloca as palavras inspiradas pelo Espirito para não deixar nenhuma dúvida sobre os assuntos tratados, nem sobre as pessoas e titulos que ele menciona em sua epístola, quando ele se refere a ele próprio colocando na posição de SERVO DE JESUS CRISTO ( Jd. 1 ) ;v.4 SOBERANO E SENHOR ; v.17 NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; v.21 A MISERICÓRDIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; v.25 MEDIANTE JESUS CRISTO, SENHOR NOSSO.observemos o tratamento dado a Jesus exaltando-o como Dominador , Soberano, Deus e no v.9 ele muda o discurso falando sobre o arcanjo Miguel como um ser dependente, submisso ao Senhor, como o próprio arcanjo declarou para o diabo: O SENHOR TE REPREENDA !
    O Senhor Jesus mesmo como servo , que se fez, em sua condição humana, nunca usou de autoridade de terceiros, para repreender Satanás como nós ou como estamos observando , o próprio arcanjo Miguel. O Senhor Jesus repreendeu Satanás abertamente, como já citado.


    ResponderExcluir
  14. Permita-me dar continuidade ao assunto em pauta, fazendo mais algumas colocações dentro do contexto apresentado acima:

    * O Senhor Jesus aceitou adoração e foi adorado ( 1 Ts. 1.12; Fp. 1.10-11; Mt.8.2; 9.18; 14.33 e 28.9 );
    * O arcanjo Miguel não aceitaria adoração, pois anjos não aceitam adoração. ( Ap. 22. 8-9 );
    * O arcanjo Miguel como anjo adora ao Senhor Jesus. ( Hb. 1.6 );

    * Podemos observar que o Senhor Jesus é Deus e como Deus Ele é Onipresente ( Jo. 1.1; Mt. 18.20; 28.20 e Jo. 3.13 );

    * O arcanjo Miguel, um dos primeiros principes, aparece a socorrer Gabriel em sua luta contra o " rei da Pérsia". Verifica-se que el não estava lá e era " um dos primeiros príncipes " . Não era onipresente e era um dos primeiros... não era único e sim um dos primeiros , havia outros da mesma ordem de arcanjos. O Senhor Jesus é o primeiro em tudo e Onipresente em Sua natureza Divina ( A.T. ). Ele é o unigênito. (Jo.1.14; Jo. 3. 16 ) ;

    * O Senhor Jesus nunca precisou de anjos para ajudá-lo a lutar e vencer a Satanás . ( Mt. 28. 18 ). De acordo com Ap. 12. 11 " Eles " obtiveram vitória ( Miguel , seus anjos e os salvos ) "... POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO... ". o contexto nos mostra a DISTINÇÃO das pessoas que lutaram e por causa de QUEM e de que venceram.

    A pergunta agora é para você e para mim:

    Quem dizeis que EU SOU ?

    João Batista, Elias, Jeremias, Moisés, alguns dos profetas, Josué (por causa do significado do seu nome ), o arcanjo Miguel...
    Respondo , por mim, como Pedro, representando o grupo das virgens prudentes, que aguarda o Amado de nossas almas a Raíz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.

    Nenhum desses amados conservos e amados do Senhor, PORÉM:

    TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO ! ! !

    A Ele a Glória eternamente, Amem !

    ResponderExcluir
  15. Deixa só eu dizer uma coisa sobre esse assunto.
    Quem tem certeza que Jesus não Miguel?
    Jesus é nome dEle terreno. foi dado por Gabriel a Maria. e falou que seria Emanuel que quer dizer Deus conosco. Miguel é desafio a Satanás e quer dizer "Quem é igual a Deus?". imagina um anjo com um nome desse? pois é.
    entendendo todo o contexto sobre Miguel e Jesus se ver que os dois se misturam no conflito final. e isso nos leva a pensar se estamos certos de que Miguel não é Jesus. Outra coisa. quem disse que quando se diz que Jesus é Miguel o rebaixa? esqueceu que Jesus foi homem? e mesmo assim continuou sendo Deus?
    veja em Hebreus 2 e 3 fala de Jesus ser exaltado acima dos Anjos. e uma passagem fala que recebeu o nome mais excelente dos Anjos. quer Dizer Príncipe dos Anjos. Veja a palavra Príncipe quer dizer Primogênito do Rei e Príncipe dos principados.
    tendo essas informações nas maos chego a seguinte conclusão. Jesus é seu nome terreno. Miguel seu nome de Batalha.
    E ainda existe o seu nome Celestial que ainda não conhecemos e estará escrito em sua túnica.

    Não se esqueçam que Cristo apareceu no passado como Anjo do Senhor.

    ResponderExcluir

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Irmãos

Marcadores

dificuldades bíblicas (952) Norman Geisler (837) Thomas Howe (770) Deus (204) Testemunhas de Jeová (171) Bíblia (137) Catolicismo (110) Don Stewart (107) Salvação (100) Jesus Cristo (93) Mateus (92) Evangelismo (90) Gênesis (87) Adventismo (80) David A. Reed (71) Ron Rhodes (67) João (64) divindade de Jesus (64) Atributos de Deus (60) Apologética (49) idolatria (47) Êxodo (47) Salmos (46) mariolatria (44) pecado (43) Deuteronômio (42) trindade (42) ressurreição (40) Espiritismo (38) Lucas (38) Mario Persona (38) Moisés (37) Islamismo (34) sono da alma (34) 1 Samuel (33) profecias (33) sábado (33) 1 Coríntios (32) Números (32) seitas orientais (32) videos (31) seitas e heresias (30) HQ (29) Paulo (29) tradução do novo mundo (29) Maria (28) céu (27) Mormonismo (26) Atos (25) Isaías (25) ciência (25) história (25) inferno (25) aniquilacionismo (24) 2 Reis (23) Davi (23) escatologia (23) reencarnação (23) Espírito Santo (22) Videos Evangelismo (22) mal (22) oração (22) Hebreus (21) existência de Deus (21) mandamentos (21) apocalipse (20) imortalidade da alma (20) 2 Samuel (19) (19) Marcos (19) Romanos (19) morte (19) Abraão (18) Eclesiastes (18) Ateísmo (17) Israel (17) Josué (17) Lei (17) Provérbios (17) boas obras (17) 1 Reis (16) Discipulado (16) Evolucionismo (16) Levítico (16) falsos profetas (16) vinda de Cristo (16) 2 Crônicas (15) Homossexualismo (15) Matt Slick (15) Ufologia (15) evangelho (15) imagens (15) Ezequiel (14) Jeremias (14) Juízes (14) alma (14) apócrifos (14) Salomão (13) Satanás (13) milagres (13) sociedade torre de vigia (13) Adão (12) (12) Homem (12) anjos (12) corpo (12) força ativa (12) igreja (12) tradição (12) 1 Crônicas (11) Maomé (11) Messias (11) criação (11) 144 mil (10) Colossenses (10) Daniel (10) arqueologia (10) arrebatamento (10) consulta aos mortos (10) dinheiro (10) nova era (10) paraíso terrestre (10) universalismo (10) At (9) Ellen G. White (9) Jacó (9) Pai (9) Teologia da Prosperidade (9) Tiago (9) eleição (9) nome Jeová (9) Elias (8) Hinduísmo (8) Judaísmo (8) ceia do Senhor (8) crucificação (8) diabo (8) graça (8) macumba (8) predestinação (8) teodicéia (8) transfusão de sangue (8) 1 Pedro (7) 1 Ti­móteo (7) Budismo (7) Bíblia Apologética (7) Efésios (7) Eva (7) Israel x Igreja (7) Papa (7) Pedro (7) Verdade (7) aborto (7) certeza (7) meditação transcendental (7) mentira (7) pacto (7) parábolas (7) purgatório (7) quimbanda (7) umbanda (7) 1 João (6) Palavra da Fé (6) arca de Noé (6) demônios (6) espírito (6) eucaristia (6) filhos de Deus (6) fé x razão (6) genealogia (6) juízo investigativo (6) nascer de novo (6) não-crentes (6) perdão (6) religiões (6) sacri­fício (6) sola scriptura (6) vida eterna (6) Caim (5) Ciência Cristã (5) Cântico dos Cânticos (5) Dia do Senhor (5) Downloads (5) Eliseu (5) Esdras (5) Ester (5) Filipenses (5) Kirk Cameron (5) Missões (5) Mitologia (5) NT (5) Ray Comfort (5) Saul (5) Testemunhos (5) adoração (5) arcanjo Miguel (5) ascensão (5) casamento (5) orixás (5) perder (5) poligamia (5) politeísmo (5) seitas diversas (5) sofrimento (5) templo (5) traduções (5) Alcorão (4) Criacionismo (4) Gálatas (4) Hélio Júnior (4) Joel (4) Jonas (4) João Batista (4) Judas irmão de Tiago (4) Justificação (4) Livros (4) Neemias (4) arrependimento (4) divórcio (4) fim do mundo (4) galardão (4) indulgências (4) novo nascimento (4) ocultismo (4) santos (4) suicídio (4) 1 Tessalonicenses (3) 2 Coríntios (3) 2 Pedro (3) Alá (3) Filemom (3) Isaque (3) Judas Iscariotes (3) Melquisedeque (3) Oséias (3) Paulo Sérgio de Araújo (3) Pentecostes (3) Sacramentos (3) Tito (3) agnosticismo (3) batismo pelos mortos (3) benção (3) besta (3) bramanismo (3) carne (3) cristianismo (3) dons (3) ecumenismo (3) escravidão (3) exclusivismo (3) feitiçaria (3) filosofia (3) livre arbítrio (3) meninos de Deus (3) oração pelos mortos (3) pan­teísmo (3) pena capital (3) pentecostalismo (3) politeísta (3) refeição noturna (3) regeneração (3) relíquias (3) santuário celestial (3) segurança (3) sexo (3) taoísmo (3) testemunho Adventista (3) videos testemunhas de Jeová (3) 2 João (2) 2 Tessalonicenses (2) Ageu (2) Amós (2) Autor (2) C. S. Lewis (2) Egito (2) Enoque (2) Golias (2) Habacuque (2) Humor (2) ICP (2) King James (2) Lázaro (2) Lúcifer (2) Malaquias (2) Obadias (2) Paul Washer (2) Paz (2) Pergunta do Leitor (2) Páscoa (2) Rute (2) Sansão (2) São Jorge (2) Tim Conway (2) Unidade Pentecostal (2) William Lane Craig (2) adultério (2) amigos (2) apóstolos (2) arca da aliança (2) astrologia (2) batismo (2) bebidas alcoólicas (2) charlatão (2) comunismo (2) conversão (2) crianças (2) cristãos (2) cruz (2) curar (2) dispensação (2) estaca (2) estado intermediário (2) extrema-unção (2) família (2) grande tribulação (2) hare krishina (2) hedonismo (2) igreja messiânica mundial (2) incesto (2) jejum (2) línguas (2) maldição (2) maçonaria (2) missa (2) mulher (2) onipresença (2) onisciência (2) paganismo (2) primogênito (2) santificação (2) teologia (2) testemunho TJ (2) transubstanciação (2) unicismo (2) vidente (2) 2 Ti­móteo (1) 3 João (1) Abba (1) Adolf Hitler (1) Anjo do Senhor (1) Anticristo (1) Antigo Testamento (1) Arminianismo (1) Benny Hinn (1) Biblia na Linguagem de Hoje (1) Bruxaria (1) Cabala (1) Ceticismo (1) Charles Haddon Spurgeon (1) Congregação Cristã no Brasil (CCB) (1) Código Da Vinci (1) Dalai Lama (1) Debates (1) Dia da Expiação (1) Eli (1) Estêvão (1) Festa dos Tabernáculos (1) Freud (1) Gamaliel (1) Hiper-Calvinismo (1) Igreja da Unificação (1) J. G. Bellet (1) J. H. Smith (1) Jerusalém (1) John Piper (1) Josefo (1) Labão (1) Lamentações (1) Leviatã (1) Lutero (1) Manuscritos do Mar Morto (1) Mardoqueu (1) Maria Madalena (1) Miquéias (1) Moral (1) Mordechai (1) NVI (1) Naum (1) Novo Testamento (1) Programas (1) R.C. Sproul (1) Reforma (1) Relativismo (1) Septuaginta (1) Sofonias (1) Sócrates (1) Terra Santa (1) Teísmo (1) Tomás de Aquino (1) Vodu (1) Wicca (1) Zacarias (1) Zeitgeist (1) acepção (1) ahmadi (1) aniversário (1) blasfemar (1) cabelo (1) carnaval (1) circuncisão (1) cobiçar (1) confucionismo (1) costume (1) cronologia (1) cultura (1) denominação (1) deísmo (1) dilúvio (1) esposa (1) essênios (1) falun dafa (1) falun gong (1) fariseus (1) feng shui (1) fé mundial bahá'í (1) hades (1) história mormonismo (1) história testemunhas de Jeová (1) holocausto (1) humanidade (1) igreja da unificação (moonistas) (1) incredulidade (1) jainismo (1) jardim do Éden (1) ju (1) julgamento (1) karma (1) lepra (1) mahikari (1) maniqueísmo (1) mel (1) milênio (1) modalismo (1) monoteísmo (1) médium (1) onipotência (1) perfect liberty (1) placebo (1) profeta (1) profissão (1) psicanálise (1) purim (1) responsabilidade (1) sac (1) saduceus (1) santuário (1) seicho-no-iê (1) sheol (1) sikhismo (1) sincretismo (1) soberania (1) superstição (1) tabernáculo (1) teofania (1) torre de Babel (1) transfiguração (1) tártaro (1) unitarismo (1) vida (1) videos mormonismo (1) véu (1) vício (1) xintoísmo (1) yoga (1) zoroastrismo (1)

Menu

Postagens populares

Top 10 do Mês

Ele Escolheu a Cruz - Hélio Júnior

   A Tentação no Deserto (Mateus 4)

Top 10 Geral