O termo "teologia" é comumente empregado quando as pessoas falam de Deus. O que teologia significa? Teologia significa "o estudo de Deus". É um termo formado por duas palavras gregas: theós que significa "Deus" e logos que significa "o estudo de alguma coisa".
A teologia inclui o estudo de Deus e sua relação com o universo. Quando uma pessoa faz perguntas acerca de Deus, faz perguntas de caráter teológico.
O crente estuda teologia com o intuito de definir sua fé cristã. É difícil ter um relacionamento pessoal com alguém que você não conhece. É preciso que uma pessoa compreenda o que ela crê em relação a Deus e como ele se relaciona com a humanidade e com o universo. A finalidade disso é compreendermos o propósito que Deus tem para nós enquanto vivemos aqui na terra. O apóstolo Paulo falou de seu esmagador desejo de conhecer a Deus:
"Para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte"
(Fil. 3:10).
O estudo da teologia também é essencial para a disseminação da mensagem cristã. Cristo disse para os discípulos transmitirem ao mundo inteiro as boas-novas a seu respeito.
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"
(Mat. 28:19).
Essas boas-novas só podem ser proclamadas quando corretamente entendidas.
Quando um crente declara a verdade de Deus a outras pessoas, normalmente aqueles que não crêem lhe fazem muitas perguntas. Uma boa noção de teologia pode ajudar o cristão a responder as perguntas de forma precisa e inteligente.
A Bíblia nos manda saber o que cremos e por que cremos.
"Antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós"
(IPed.3:15).
103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus
DON STEWART
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.